Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LíviaMotaFonseca.pdf369,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Golpecitos a la puerta
Autor(es): Fonseca, Lívia Mota
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Coorientador(es): Nascimento, Solano dos Santos
Assunto: Colômbia
Mulheres - condições sociais
Migração
Documentário (Cinema)
Entrevistas (Jornalismo)
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: FONSECA, Lívia Mota. Golpecitos a la puerta. 2013. 57 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O conflito armado interno na Colômbia dura quase 50 anos e, ao longo desse tempo, vem causando graves prejuízos população civil. A disputa entre guerrilha, exército, grupos armados ilegais e narcotraficantes pelo controle do tráfico drogas e pela posse de terras tem obrigado milhões de colombianos a deixarem as terras ou as casas onde viviam para escapar da violência, concretizando assim o processo de deslocamento interno – quando uma pessoa tem que migrar força para outras regiões dentro do mesmo país. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo abordar o tema do deslocamento sob a perspectiva de gênero, e descrevê-lo por meio de um documentário curta-metragem. O documentário foi construído a partir de entrevistas com nove mulheres colombianas deslocadas, e enfoca o tema do direito à cidadania, seja em meio ao conflito ou no próprio processo de deslocamento. Considerando a realidade dessas mulheres e o contexto social patriarcal no qual se inserem, por meio deste documentário pretende-se evidenciar a necessidade de uma proteção específica relacionada ao gênero feminino, dado o elevado grau de vulnerabilidade deste grupo dentro da situação de conflito e de deslocamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons