Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EutaliaMariaFigueiredodeSouza.pdf473,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção do papel artesanal como recurso pedagógico no 1º ano “A” do ensino médio da Escola Professor Flodoardo Cabral
Autor(es): Souza, Eutália Maria Figueiredo de
Orientador(es): Caetano, Alexandra Cristina Moreira
Assunto: Prática de ensino - arte
Reciclagem de papel
Papel - confecção
Data de apresentação: 17-Jul-2012
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: SOUZA, Eutália Maria Figueiredo de. A produção do papel artesanal como recurso pedagógico no 1º ano “A” do ensino médio da Escola Professor Flodoardo Cabral. 2012. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: O presente trabalho está voltado para a produção do papel artesanal como recurso na prática pedagógica no 1º ano “A” do Ensino Médio da Escola Prof. Flodoardo Cabral no município de Cruzeiro do Sul. O objetivo é proporcionar ao aluno, alternativas de recursos didático-pedagógicos para trabalhar a arte em sala de aula. Levar, também, o aluno a refletir sobre a importância de reaproveitar diferentes materiais a partir da técnica de reciclagem de papel e a importância dessa ação educativa ao meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido por meio de oficina, tendo como matérias-primas aparas de papéis e fibras da bananeira. Desta maneira, oportunizou-se aos alunos o desenvolvimento de sua sensibilidade para a arte por meio do processo criativo que está presente em cada pessoa. A escola tem função fundamental nesse processo e, quando ela se conscientiza do papel da arte como conhecimento, é sua função iniciar os alunos na importância da sua criação e de sua construção poética, em cada nível do seu desenvolvimento, para que sua produção artística se desenvolva. Quanto ao professor de arte, ele pode atuar como mediador no desenvolvimento do aluno, por isso ele precisa conhecer a história da arte, como também, pesquisar novas técnicas de aplicação desse conhecimento. O professor precisa conhecer o processo de produção do artista, estar sempre atento às questões culturais, precisa estimular seu aluno a também participar do seu contexto cultural. Aprender arte neste contexto é aprender com prazer a investigar e compartilhar sua aprendizagem com outras pessoas, relacionando o que aprende na escola com o que se passa na sua comunidade e de outras, além de garantir sua autonomia que permitirá seu progresso e integração como estudante e como cidadão. A experiência que se teve com a turma do 1º ano “A” da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, ao realizar uma oficina de arte para a construção de papel artesanal, é um exemplo de que a criatividade pode ser uma ótima aliada para inovar as aulas enquanto instrumento pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons