Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vulcão, Maria Goretti Vieira | - |
dc.contributor.author | Santos, Maciane Silva dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maciane Silva dos. O ensino de arte com a proposta triangular no ensino fundamental II, na escola Raimundo Hermínio de Melo - Sena Madureira-AC. 2012. viii, 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso enfatiza conceitos a respeito da Proposta Triangular, fundamentada na fruição, experimentação e contextualização do ensino de artes. Identifica e analisa as concepções de ensino dos professores de artes da Escola Municipal Raimundo Hermínio de Melo em Sena Madureira – Acre e propõe um plano de curso com a aplicação desses conceitos em sala de aula focado na linguagem da assemblage na arte contemporânea. A pesquisa realiza um levantamento histórico sobre a arte/educação no Brasil visando compreender a origem da Abordagem Triangular no ensino da arte. Como experiência na prática docente em artes, trago vivência nos Estágios Supervisionados em Artes Visuais na Escola Raimundo Hermínio de Melo que se somaram aos dados obtidos através de entrevistas com os atuais professores de artes, e que permitem analisar e propor um plano de curso que valide a proposta triangular na região. Fizemos um diagnóstico da qualidade de ensino na região, com e sem o uso da proposta triangular na referida instituição. Como resultado, temos um plano de curso que levou em consideração esse método para a formação dos alunos de artes da escola. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que o ensino de artes praticado por professores que não dispõe dos conhecimentos da proposta triangular é deficitário em alguns aspectos, e o conhecimento das teorias pedagógicas, próximas a arte- educação são essenciais para o licenciado em artes. Por fim, comprovou-se que a aplicação da proposta triangular, por professores que conhecem a metodologia que foi formulada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, e aqui me incluo como um desses exemplos, permitem explorar significativamente a arte como uma disciplina que leva ao conhecimento. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This conclusion of course work emphasizes concepts regarding the Proposed Triangular, based on enjoyment, experimentation and contextualization of teaching art. Identifies and analyzes the concepts of teaching arts teachers Municipal School Herminio Raimundo de Melo in Sena Madureira - Acre and proposes a course plan with the application of these concepts in the classroom focused on the language of assemblage in contemporary art. The research conducts a historical survey on the art / education in Brazil to understand the origin of the Triangular Approach in teaching art. As experience in teaching in arts, I bring experience in Supervised Internship in Visual Arts at the School Herminio Raimundo de Melo added that the data obtained through interviews with current arts teachers, and allowing analysis and propose a course plan that validates the proposal in the triangular region. We made a diagnosis of the quality of education in the region, with and without the use of the proposed triangular in that institution. As a result, we have a course plan that takes into consideration this method for training students in the art school. The results obtained in this research suggest that the teaching of arts practiced by teachers who do not have the knowledge of triangular proposal is deficient in some respects, and knowledge of educational theories, near art education are essential to graduate in arts. Finally, it was shown that the application of the proposed triangular, by teachers who know the methodology that was formulated by the researcher Ana Mae Barbosa, and here I include myself as one of those examples, allow significantly explore art as a discipline that leads to knowledge. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - arte | en |
dc.title | O ensino de arte com a proposta triangular no ensino fundamental II, na escola Raimundo Hermínio de Melo - Sena Madureira-AC | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-17T13:50:57Z | - |
dc.date.available | 2013-07-17T13:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17T13:50:57Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5700 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Lucena, Tiago Franklin Rodrigues | - |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|