Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DanieldosSantosMagueiraLeite.pdf295,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O cinema como manifestação artística na educação pelo olhar no município de Tarauacá
Autor(es): Leite, Daniel dos Santos Mangueira
Orientador(es): Alcântara, Patrícia Colmenero Moreira de
Coorientador(es): Cardoso, Elisandra Gewehr
Assunto: Cinema na educação
Arte - estudo e ensino
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: 18-Jul-2012
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: LEITE, Daniel dos Santos Mangueira. O cinema como manifestação artística na educação pelo olhar no município de Tarauacá. 2012. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Tarauacá-AC, 2012.
Resumo: O conteúdo desenvolvido nos traz o cinema como manifestação artística na educação de níveis fundamental e médio reunindo ligações entre as artes visuais, a educação pelo olhar, a interdisciplinaridade e multiculturalidade, e a possibilidade de resgate do fazer de ensinar e de aprender, construir saberes entre os docentes e discentes criando possibilidades de ensinar e compartilhar os saberes de forma: agradável, simpática e eficaz. O conteúdo nos traz um ensino das Artes com uma metodologia direcionada para a educação pelo olhar; O cinema com a imagem em movimento pode contribuir na melhoria qualitativa do ensino de Artes no município de Tarauacá; A Análise dos questionários ratifica e compõe os dados e detalhes da metodologia; Na Conclusão temos um comparativo da disponibilidade, acesso e contato que o cinema proporciona aos seus habitantes, facilidade que não dispomos na cidade de Tarauacá; Dentro da Filmografia do filme o “Céu de Suely” tem em seu enredo uma história simples sobre pessoas comuns que vivem em cidades interioranas do nosso país; enquanto que o Anexo contém um plano de aula que orienta e demonstra o uso da utilização do cinema na sala de aula. Este trabalho tem como objetivo descrever e informar práticas de pouca utilização na educação, de como e porque o cinema e sua leitura se aplicam como ferramentas na construção dos saberes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons