Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GlendaValeRodrigues.pdf682,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Obstáculos e barreiras no ensino da arte : observações realizadas na Escola Assis Vasconcelos
Autor(es): Rodrigues, Glenda Vale
Orientador(es): Vulcão, Maria Goretti Vieira
Coorientador(es): Soares, Taís Castro
Assunto: Arte - estudo e ensino
Currículo escolar
Diretrizes curriculares
Professores de arte - formação
Material didático
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 16-Jul-2013
Referência: RODRIGUES, Glenda Vale. Obstáculos e barreiras no ensino da arte: observações realizadas na Escola Assis Vasconcelos. 2012. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: O trabalho investiga a falta de formação de professores e materiais didáticos para ministrar as aulas de artes visuais. Temas que englobam assuntos direcionados a realidade dentro de sala de aula, vivenciada no cotidiano, dando ênfase ao ponto de vista das autoras Ana Mae Barbosa, Luciana Mourão Arslan juntamente com Rosa Iavelberg sobre o ensino de Arte. Em seguida o texto enfatiza sobre arte-Educação no Brasil, parâmetros curriculares e depois a pesquisa de campo realizada na Escola Assis Vasconcelos sobre os obstáculos e barreiras que há na escola dificultando o ensino da arte, por meio de questionários com os discentes do 7º ano juntamente com o coordenador e os professores de arte da escola. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The paper investigates the lack of teacher training and educational materials to teach visual arts classes. Themes that encompass issues addressed within the reality of the classroom experienced in everyday life, emphasizing the point of view of the authors Ana Mae Barbosa, Luciana Mourão Arslan along with Rosa Iavelberg about teaching art. Then the text emphasizes Art Education in Brazil parameters curricular and after the field research conducted in the school Assis Vasconcelos over the obstacles and barriers that are in the school hindering the teaching of art, using th questionnaires with a student in the 6 grade together with the coordinator and on of the art teachers of the school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons