Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ValdoisondaCruzdeMiranda.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Policultivo orgânico como ferramenta de ensino de ciências da natureza e matemática na Escola Estadual Paulo Freire, Barra do Bugres - MT
Autor(es): Miranda, Valdoison da Cruz
Orientador(es): Jacobson, Tamiel Khan Baiocchi
Assunto: Agricultura orgânica
Ecologia agrícola
Educação do campo
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 16-Jul-2013
Referência: MIRANDA, Valdoison da Cruz. Policultivo orgânico como ferramenta de ensino de ciências da natureza e matemática na Escola Estadual Paulo Freire, Barra do Bugres - MT. 2013. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa teve por finalidade, identificar as possibilidades de práticas de ensino e aprendizagem nas disciplinas de ciências da natureza e matemática, na Escola Estadual Paulo Freire, utilizando uma área de policultivo orgânico no sítio Boa Esperança, localizado no Assentamento Antônio Conselheiro, agrovila 28, no município de Barra do Bugres, Mato Grosso. A metodologia utilizada para realização desta monografia foi a pesquisa de campo na propriedade de policultivo orgânico, desenvolvida através da observação participante, utilizando algumas ferramentas, observação in loco e entrevistas, além da revisão bibliográfica para aprofundamento de temas como Agroecologia, sustentabilidade, policultivo orgânica, temas geradores e complexos. Também foi realizada análise do currículo da Escola Estadual Paulo Freire, para verificar as possibilidades de utilizar uma área de policultivo orgânica como ferramenta de ensino nas aulas práticas de Ciências da Natureza e Matemática – CIEMA e propor elaboração de roteiros de aulas práticas. Na pesquisa se verificou que é possível realizar propostas de trabalho, utilizando a área de policultivo orgânico. Percebe-se que o currículo da Escola Estadual Paulo Freire possibilita o desenvolvimento de múltiplas atividades voltadas à formação do estudante, estas relacionadas à agroecologia e a sustentabilidade das famílias do assentamento, levando em conta características da comunidade. Esta é uma das propostas da educação do campo, a realidade local e os desafios que ela impõe, se integrando com a proposta curricular da Escola, onde educadores/as possam planejar atividades inovadoras, que valorizem e proponham soluções para os problemas da comunidade como parte de aprendizado dos estudantes. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to identify the possibilities for teaching and learning practices in the disciplines of natural sciences and mathematics, in the State School Paulo Freire, using an area of the site organic polyculture Good Hope, located in the settlement Advisor Anthony, 28 agrovila in the municipality of Barra do Bugres, Mato Grosso. The methodology used for the realization of this monograph was to field research in organic polyculture property developed through participant observation, using some tools, on-site observation and interviews, and literature review to develop issues such as agroecology, sustainability, organic polyculture, generating themes and complex. We also carried out analysis of the curriculum of the State School Paulo Freire, to check the possibilities of using an area of organic polyculture as a teaching tool in the classroom practices of Natural Sciences and Mathematics – CIEMA road mapping and propose practical classes. In research it was found that it is possible to perform work proposals using the field of organic polyculture. It is noticed that the curriculum of the State School Paulo Freire enables the development of multiple activities focused on training of students, these related to agroecology and sustainability of families of the settlement, taking into account characteristics of the community. This is one of the proposals of the field of education, the local reality and the challenges it imposes, integrating with the curriculum o the school, where educators can plan the activities that are innovative, value and propose solutions to community problems as part of student learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons