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Título: O processo de gestão escolar da Escola Estadual Paulo Freire em Barra do Bugres - MT
Autor(es): Miranda, Luernandi Alves de
Orientador(es): Pasquetti, Luis Antonio
Assunto: Escolas - organização e administração
Educação do campo
Comunidade e escola
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Jul-2013
Referência: MIRANDA, Luernandi Alves de. O processo de gestão escolar da Escola Estadual Paulo Freire em Barra do Bugres - MT. 2013. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade um estudo de caso da escola Paulo Freire com ênfase na gestão escolar, sendo pesquisa de campo e bibliográfica, tendo como foco principal a Análise do Processo de Gestão. Inicialmente descreve-se a história da Escola Estadual Paulo Freire e como tem sido sua jornada de luta e organização, além da participação e contribuição do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. No segundo capítulo descreve-se a Educação do Campo e gestão da Escola Estadual Paulo Freire. Portanto o marco conceitual está alicerçado aos temas da Educação do Campo e da Gestão Escolar ancorados na realidade da Escola Paulo Freire situada no Assentamento Antônio Conselheiro Agrovila 28, em Barra do Bugres MT. As principais conclusões foram que esta escola é fruto da organização e luta dos trabalhadores, pois cada tijolo assentado teve que ser batalhado e conquistado e sem a pressão dos sujeitos camponeses não teriam adquirido a escola, que tanto serviu e serve a comunidade como espaço coletivo, cultural e educativo, uma escola em processo de construção que se caracteriza como uma Escola do e no Campo. É relevante salientar que os estudantes pesquisados neste trabalho participaram da trajetória de conquista da escola. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims a case study of Paulo Freire School with an emphasis in school management, and field research and literature, focusing mainly on the Analysis of the management Process. Initially describes the history of the State School and as Paulo Freire has been a journey of struggle and organization, besides the participation and contribution of the Movement of Landless Rural Workers. The second chapter describes the Rural Education and Management of State School Paulo Freire. Hence the conceptual framework that underpinned the themes of Rural Education and School Administration anchored in the reality of Paulo Freire School located in Settlement Advisor Anthony Agrovila 28 in Bar Bugres MT. The main conclusions were that this school is the result of organization and struggle of workers, as each brick sitting had to be fought and won without the pressure of subjects peasants had not acquired the school, which served both the community and serves as a collective space, cultural and educational process in a school building that is characterized as a school and Field. It is important to note that the students surveyed in this study participated in the school’s history of conquest.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, Área Ciências de Natureza e Matemática, 2013.
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