Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SaraDaianedaSilvaJosé.pdf459,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O anticristo do apocalipse siríaco de Daniel
Autor(es): José, Sara Daiane da Silva
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: Cristianismo
Escatologia
Anticristo
Data de apresentação: 21-Jun-2013
Data de publicação: 15-Jul-2013
Referência: JOSÉ, Sara Daiane da Silva. O anticristo do apocalipse siríaco de Daniel. 2013. 41 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Apocalipse Siríaco de Daniel, um apocalipse cristão, é claramente tributário ao livro de Daniel, e a grande influência desse livro ao longo do tempo forneceu a figura de um oponente escatológico que foi ressignificada no cristianismo: o Anticristo. Entende-se que o Anticristo surgiu da interação de diversos componentes dos quais o elemento “tirano opressor” é destacado no Apocalipse Siríaco de Daniel na sua relação com Daniel. As dimensões cósmicas do seu caráter malévolo – a sua arrogância contra os deuses, a abominação da desolação, as conquistas militares e as perseguições aos santos, a mudança da ordem cósmica, o tempo do reinado e a morte do tirano – são consideradas neste trabalho em comparação com o Anticristo. Com efeito, o Anticristo do Apocalipse Siríaco de Daniel se proclama como o verdadeiro filho de Deus, perturba o culto dos fiéis de Sião e Jerusalém, afeta o curso natural dos elementos do cosmo, toma o controle do mundo com um exército de Agogitas e Magogitas, tem o seu reino determinado pela medida de três anos e seis meses e, finalmente, é morto pelo “anjo da reconciliação”. Ou seja, ambos os textos permitem a seus leitores tanto a identificação do oponente escatológico quanto o consolo, pois tal inimigo e seu reinado teriam um fim determinado pela ação de Deus na história.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons