Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LeonyAlvesdaSilva.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Nas entrelinhas da arte : a arte visual na transformação pessoal, educativa e social dos alunos dos 8º e 9º anos da escola municipal de tempo integral Pe. Josimo Moraes Tavares em Palmas-TO
Autor(es): Silva, Leony Alves da
Orientador(es): Caetano, Alexandra Cristina Moreira
Assunto: Socialização
Sociologia educacional
Arte na educação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 15-Jul-2013
Referência: SILVA, Leony Alves da. Nas entrelinhas da arte: a arte visual na transformação pessoal, educativa e social dos alunos dos 8º e 9º anos da escola municipal de tempo integral Pe. Josimo Moraes Tavares em Palmas-TO. 2012. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas, 2012.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva a realização de uma pesquisa participativa, qualitativa e bibliográfica em arte/educação nas séries finais (8º e 9º ano) do Ensino Fundamental na escola Pe. Josimo Moraes Tavares em Palmas-TO com o tema “Nas entrelinhas da arte”. A Arte representa uma atividade em que o indivíduo se expressa por meio das diferentes linguagens artísticas. Neste aspecto, a Arte contribui para o desenvolvimento de características pessoais antes dispostas internamente. Com isso a Arte é relevante no processo de sensibilização e possibilita o sujeito a se externar com criações que alcançam o outro (apreciador/observador/espectador). Desta forma, o indivíduo é tratado e reconhecido socialmente pela expressão de seu trabalho artístico. Nesta concepção, a Arte torna-se socializante, pois permite ao indivíduo entrar em contato com outras pessoas trocando e construindo experiências. O educador, a escola e a sociedade são essenciais, pois credenciam o individuo no processo de socialização. Neste contexto de socialização, não se pode esquecer a escola como local em que o educando entra em contato com realidades socioeconômicas diferentes da sua, o que contribui decisivamente para mudança da visão de mundo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work of completion objectively conducting a participatory research, qualitative and literature in art / education in the upper grades (8th and 9th grade) elementary school in the school Fr Josimo Moraes Tavares in Palmas-TO with the theme "Between the lines art”. The art is an activity in which the individual is expressed through different artistic languages. In this respect the art contributes to the development of personal characteristics prior disposed internally. With that art is relevant in the sensitization process and allows the individual to express themselves with creations that reach the other (lover / observer / viewer). Thus, the individual is socially recognized and treated by the expression of his artistic work. In this design, the art becomes socializing, because it allows the individual to contact other people exchanging experiences and building. The educator, school and society are essential since accredit the individual in the socialization process. In this context of socialization, we cannot forget the school as a place where the student comes in contact with their different socioeconomic realities, which contributes decisively to change the world view.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons