Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5662
Título: | A interdisciplinaridade no ensino de arte : o cubismo e suas técnicas dialogando com conhecimentos matemáticos |
Autor(es): | Silva, Juarez Machado da |
Orientador(es): | Moura, Joelma de Oliveira |
Assunto: | Arte na educação Cubismo Geometria |
Data de apresentação: | 12-Dez-2012 |
Data de publicação: | 15-Jul-2013 |
Referência: | SILVA, Juarez Machado da. A interdisciplinaridade no ensino de arte: o cubismo e suas técnicas dialogando com conhecimentos matemáticos. 2012. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012 |
Resumo: | Este trabalho é uma abordagem sobre a interdisciplinaridade no ensino de arte: o cubismo e suas técnicas dialogando com conhecimentos matemáticos. Tem como objetivo discutir a temática cubismo, oportunizando aos alunos da Escola Antônio Francisco Maciel a apreciação e produção de obras com características desse estilo de Arte. A metodologia baseia-se na pesquisa teórica, Esse movimento artístico compõe uma das bases que originou a Arte Moderna. Esse conhecimento surgiu e foi inspirado nas obras do artista Cézanne, mas, tem como precursor o artista Pablo Picasso. O cubismo possui fortes ligações com a Matemática porque como o próprio nome sugere a sua relação com o sólido geométrico cubo o qual originou o nome. Esse movimento artístico perpassou por duas fases a analítica e a sintética. A analítica considera a representação de modo simultâneo sendo quase impossível a identificação da imagem e o cubismo sintético percebe-se a ocorrência de certa recuperação da imagem além da inserção de outros elementos tais como a colagem. No Brasil não há artistas que sejam exclusivamente de estética cubista. Mas, muitos artistas foram influenciados por esse movimento, dentre eles cita-se Tarsila do Amaral, Rego Monteiro, Anita Malfatti e Milton da Costa dentre outros que procuram representar os temas brasileiros em composições com estilo cubista. |
Abstract: | This work is an interdisciplinary approach to the teaching of art: Cubism and its dialogues with mathematical techniques. Aims to discuss the issue Cubism, creating opportunities for students of the School Francisco Antonio Maciel enjoyment and production of works with characteristics of this style of art. The methodology is based on the theoretical research, This artistic movement composes one of the bases that originated the Modern Art. This knowledge came about and was inspired by the works of the artist Cézanne, but has as the precursor artist Pablo Picasso. Cubism has strong links with mathematics because as the name suggests its relationship with the geometric solid cube which originated the name. This artistic movement pervaded by a two-stage analytical and synthetic. The analytical representation considers simultaneously being almost impossible to identify image and Synthetic Cubism perceives the occurrence of certain recovery image beyond the insertion of other elements such as glue. In Brazil there are artists who exclusively from Cubist aesthetic. But many artists were influenced by this movement, including quotes up Tarsila do Amaral, Rego Monteiro, Anita Malfatti and Milton da Costa and others who seek to represent the Brazilian themes in compositions with Cubist style. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons