Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaNazeanzinadeAguiarAraújo.pdf449,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Material alternativo como tema gerador no ensino da arte do 9º ano do ensino fundamental II na Escola Estadual Delzuite Barroso
Autor(es): Araújo, Maria Nazeanzina de Aguiar
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Prática de ensino - arte
Material didático
Pintura a carvão
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: ARAÚJO, Maria Nazeanzina de Aguiar. Material alternativo como tema gerador no ensino da arte do 9º ano do ensino fundamental II na Escola Estadual Delzuite Barroso. 2012. 25 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá-AC, 2012.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) apresenta a atividade prática desenvolvida na escola Estadual Delzuite Barroso com a turma do 9° ano, focalizando uma metodologia que se fundamenta no conhecimento de cada indivíduo. Não tínhamos clareza de como desenvolver o trabalho, mas em conformidade com a realidade escolar e extra-escolar visamos trabalhar com material alternativo como tema gerador no ensino de arte, o qual foi fundamentado na colheita de galhos da goiabeira para a manufatura do carvão, um dos materiais mais antigos da história da arte, tendo como trabalho prático o desenho com a técnica carvão sobre papel.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons