Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CleonildesAquinodaCosta.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Festa junina : síntese de uma mistura cultural
Autor(es): Costa, Cleonildes Aquino da
Orientador(es): Pena, Iara Carneiro Tabosa
Assunto: Colagem
Festas populares
Arte na educação
Data de apresentação: 11-Dez-2012
Data de publicação: 12-Jul-2013
Referência: COSTA, Cleonildes Aquino da. Festa junina: síntese de uma mistura cultural. 2012. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar a Festa Junina como tradição da cultura local e síntese de vários elementos de outras culturas que se fundiram ao longo do tempo, a partir da colonização do Brasil, por meio da miscigenação refletindo até hoje seus efeitos nos costumes e hábitos culturais locais. Analisaremos quais elementos inerentes ao contexto da Festa Junina podem representar a identidade cultural local e como eles ajudam a contar a história do povo brasileiro. Por querer conhecer como a geração atual percebe a tradição da Festa Junina em sua realidade, a metodologia adotada é o trabalho de expressão através da arte, utilizando a técnica da Assemblage, como suporte. O trabalho será desenvolvido com uma turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Dom Júlio Mattiole e buscará retratar através da arte o pensamento do aluno em relação à festividade junina e como esta se insere em seu cotidiano, como o aluno percebe os simbolismos contidos no cenário da Festa Junina e de que forma é influenciado por eles.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons