Título: | O alcance dos objetivos gerais da área de artes, traçados nos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte para Ensino Fundamental I, por meio da aplicação prática da proposta triangular de Ana Mae Barbosa |
Autor(es): | Torres, Fabiana Ribeiro |
Orientador(es): | Guimarães, Marta Mencarini |
Coorientador(es): | Rocha, Polyanna Morgana Duarte de Oliveira |
Assunto: | Arte na educação Currículo escolar Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 10-Jul-2013 |
Referência: | TORRES, Fabiana Ribeiro. O alcance dos objetivos gerais da área de artes, traçados nos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte para Ensino Fundamental I, por meio da aplicação prática da proposta triangular de Ana Mae Barbosa. 2012. 87 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga-SP, 2012. |
Resumo: | Os PCN apontam direcionamentos para o ensino da Arte e apresentam uma série de objetivos gerais a serem atingidos no Ensino Fundamental, tomando como base a Proposta Triangular desenvolvida pela arte-educadora brasileira Ana Mae Barbosa, cujos estudos apresentam estratégias para um ensino das artes contextualizado e dinâmico, de acordo com a necessidade dos educandos. O objetivo desta pesquisa é, através de coleta de dados e estudo teórico, refletir sobre processos pedagógicos e apresentar meios para o alcance dos objetivos estabelecidos nos PCN-Arte, utilizando-se da Proposta Triangular desenvolvida por Ana Mae Barbosa. Os professores generalistas, ou seja, os que lecionam várias disciplinas no Ensino Fundamental I apresentam dificuldades em desenvolver processos pedagógicos em arte que propiciem o alcance dos objetivos pautados nos PCN. Além disso, esses professores possuem pouca informação acerca dos estudos mais recentes a respeito do ensino das artes. Os dados foram obtidos por meio da pesquisa de campo realizada com a Assessora responsável pelo ensino das artes nas escolas municipais e com professores e alunos da EMEF Profª Zarife Yared, em Itapetininga/SP. Na maioria das aulas acompanhadas houve predominância do fazer artístico. Em algumas aulas as estratégias de ensino se aproximaram do proposto por Ana Mae Barbosa, entretanto, a contextualização e a leitura de imagem foram pouco exploradas. A partir desses dados, são apresentadas análises e sugestões de processos de ensino em arte de acordo com os PCN e a Proposta Triangular. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The National Curriculum Guidelines (NCG) indicate directions for Art teaching and present a series of general objectives for the Elementary School to be achieved, based on a Triangular Proposal developed by the Brazilian art educator Ana Mae Barbosa, whose studies present strategies for context focused and dynamic art teaching, according to the student‟s needs. The objective, reached by field research and theoretical study, is to reflect on pedagogical processes and ways to achieve the goals set out in the NCG-Art, through the Triangular Proposal developed by Ana Mae Barbosa. Generalist teachers have difficulties in developing processes that facilitate art teaching in achieving objectives guided the NCP. Additionally, these teachers have little information about the most recent studies on art teaching. Data were obtained through field research conducted with the Advisor responsible for art education in public schools and with teachers and students of the school Prof. Zarife Yared in Itapetininga/SP. In almost all the classes predominated the making of art. In some classes, teaching strategies were close to those proposed Ana Mae Barbosa, however, contextualization and image reading have been little explored. From these data, analyzes are presented and suggestions are made for teaching processes in art according to NCG and Triangular Proposal. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|