Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5632
Título: | A importância das tecnologias contemporâneas para o ensino de arte |
Autor(es): | Schwengber, Aline Michele Marques |
Orientador(es): | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro Pena, Iara Carneiro Tabosa |
Assunto: | Arte e tecnologia Tecnologia na educação Arte - estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
Data de apresentação: | 17-Jul-2012 |
Data de publicação: | 10-Jul-2013 |
Referência: | SCHWENGBER, Aline Michele Marques. A importância das tecnologias contemporâneas para o ensino de arte. 2012. ix, 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2012. |
Resumo: | Este trabalho foi fruto de reflexões realizadas no período do Estágio 3, onde a autora observou e participou do contexto escolar de uma escola pública. As reflexões conduziram a conclusão de que os estudantes do Ensino Médio estavam desinteressados nas aulas de Artes e sentiu-se a necessidade de pesquisar propostas voltadas a melhoria do processo de aprendizagem. A partir de conversas com os estudantes a autora percebeu que um dos caminhos era a utilização das tecnologias contemporâneas nas aulas de Artes. É apresentada a discussão dos resultados de uma oficina interdisciplinar realizada com 19 estudantes da disciplina de Artes do Ensino Médio da Escola Estadual Hercílio Bez (Gravatal – SC) que utilizou o software GIMP para releituras de obras do artista Romero Britto. O trabalho argumenta que, ao inserir o computador, a internet e softwares dentro de uma proposta interdisciplinar nas aulas de Artes, o educador ganha um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem, agregando experiências diferenciadas que permitem potencializar a construção do conhecimento. O trabalho aborda também a necessidade das tecnologias contemporâneas expressa pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Artes e as mudanças no papel do professor trazidas pela inserção dessas tecnologias. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons