Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlineMicheleMarquesSchwengber.pdf10,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das tecnologias contemporâneas para o ensino de arte
Autor(es): Schwengber, Aline Michele Marques
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Pena, Iara Carneiro Tabosa
Assunto: Arte e tecnologia
Tecnologia na educação
Arte - estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 17-Jul-2012
Data de publicação: 10-Jul-2013
Referência: SCHWENGBER, Aline Michele Marques. A importância das tecnologias contemporâneas para o ensino de arte. 2012. ix, 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2012.
Resumo: Este trabalho foi fruto de reflexões realizadas no período do Estágio 3, onde a autora observou e participou do contexto escolar de uma escola pública. As reflexões conduziram a conclusão de que os estudantes do Ensino Médio estavam desinteressados nas aulas de Artes e sentiu-se a necessidade de pesquisar propostas voltadas a melhoria do processo de aprendizagem. A partir de conversas com os estudantes a autora percebeu que um dos caminhos era a utilização das tecnologias contemporâneas nas aulas de Artes. É apresentada a discussão dos resultados de uma oficina interdisciplinar realizada com 19 estudantes da disciplina de Artes do Ensino Médio da Escola Estadual Hercílio Bez (Gravatal – SC) que utilizou o software GIMP para releituras de obras do artista Romero Britto. O trabalho argumenta que, ao inserir o computador, a internet e softwares dentro de uma proposta interdisciplinar nas aulas de Artes, o educador ganha um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem, agregando experiências diferenciadas que permitem potencializar a construção do conhecimento. O trabalho aborda também a necessidade das tecnologias contemporâneas expressa pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Artes e as mudanças no papel do professor trazidas pela inserção dessas tecnologias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons