Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5624
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GabrielledelaRuaTarancónFonceca.pdf933,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benefícios e oportunidades metodológicos da aplicação do PCN de arte e a proposta triangular no Ensino Fundamental I
Autor(es): Fonceca, Gabrielle de la Rua Tarancón
Orientador(es): Guimarães, Marta Mencarini
Coorientador(es): Rocha, Polyanna Morgana Duarte de Oliveira
Assunto: Arte na educação
Currículo escolar
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 10-Jul-2013
Referência: FONCECA, Gabrielle de la Rua Tarancón. Benefícios e oportunidades metodológicos da aplicação do PCN de arte e a proposta triangular no Ensino Fundamental I. 2012. 79 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP 2012.
Resumo: A disciplina de Arte no Ensino Fundamental I apresenta uma série de objetivos a serem alcançados, tendo como principal referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte para o ciclo I. Juntamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o estudo da arte-educadora Ana Mae Barbosa que aborda a Proposta Triangular, apresenta alternativas para que o ensino de artes seja desenvolvido de acordo com a realidade do educando através da experimentação. Este trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa de campo e estudo teórico, traçar diretrizes que levarão o educador a compreender e refletir sobre os principais desafios que para a inserção destas metodologias na prática escolar dos professores de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Sebastião Herrera, localizada em Itapeva/SP, e que foi objeto da pesquisa de campo. Além disso, serão apontados os benefícios que este processo trará aos alunos e profissionais envolvidos na implantação de seus métodos, diante das dificuldades apresentadas pelos professores em desenvolver o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Artes, perante a escassez de recursos materiais, da falta de formação continuada e de aptidão com a disciplina, entre outros fatores. Os dados foram levantados por meio de pesquisa de campo com todos os professores de Ensino Fundamental I, direção e coordenação da escola. Durante o período de pesquisa, onde foram elaborados os questionários e observações de planos de aula, ocorreu a predominância do ensino das Artes Visuais em suas aulas, com pouco envolvimento da música, dança e teatro. Noventa por cento dos professores pesquisados mostraram estratégias aproximadas da proposta triangular de Ana Mae Barbosa. No entanto, a leitura de imagem foi pouco explorada. A partir desses dados, foram apresentadas algumas estratégias para que o processo de ensino em artes de acordo com os PCN e a proposta triangular possa acontecer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons