Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MaikolCarlosSimoesGianelo.pdf771,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da prática de atividade física e a influência familiar dos pais sobre o estilo de vida de seus filhos
Autor(es): Gianelo, Maikol Carlos Simões
Orientador(es): Ferreira Júnior, João Batista
Assunto: Obesidade nos adolescentes
Estilo de vida
Sedentarismo
Exercícios físicos
Pais e filhos
Corpo - peso
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 9-Jul-2013
Referência: GIANELO, Maikol Carlos Simões. A importância da prática de atividade física e a influência familiar dos pais sobre o estilo de vida de seus filhos. 2012. vi, 58 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: INTRODUÇÃO: Poucos estudos com amostras de crianças e adolescentes são encontradas, com o objetivo de caracterizar e quantificar melhor o índice de sedentarismo e sua relação com o ambiente familiar. OBJETIVO: Verificar a influência do estilo de vida dos pais no comportamento de atividade física dos filhos adolescentes. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 12 meninas e 13 meninos de uma Instituição Estadual do ensino médio com idade de 16 anos e seus respectivos pais. Foram utilizados dois questionários para a coleta de dado, o IPAQ para avaliar o nível de atividade física tanto dos pais quanto dos filhos e outro para avaliar o tempo gasto pelos alunos assistindo TV/computador/videogame .Para a coleta do IMC foi utilizada uma fita métrica para medir a altura e uma balança para medir o peso dos voluntários. Foi realizada análise descritiva dos dados, os quais estão expressos em média e desvio padrão, teste t com α =0,05 e correlação de Pearson. RESULTADOS: O presente estudo mostrou uma grande semelhança entre o nível de atividade física dos pais e mães em relação a seus filhos, com uma grande prevalência para o sedentarismo, mas com um índice muito pequeno para o estilo de vida muito ativo, ativo e irregularmente ativo. Os resultados do IMC dos meninos comparado com o das meninas apresentaram uma diferença estatisticamente significativa (p<0,05), que caracterizaram os meninos com IMC dentro do padrão normal e as meninas dentro do índice de sobrepeso. Não houve diferença significativa para o tempo gasto assistindo TV/Computador/Videogame entre meninos e meninas (p>0,05). CONCLUSÃO: O estilo de vida dos pais influencia, de certa maneira, o comportamento de atividade física dos filhos, pois foi encontrada uma relação muito grande na porcentagem entre o nível de atividade física dos pais comparado ao dos filhos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons