Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElisondeMatosSilva.pdf572,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As dificuldades e a falta de interesse dos alunos nas aulas de artes na escola estadual de ensino fundamental II Instituto Santa Juliana em Sena Madureira - Acre
Autor(es): Silva, Elison de Matos
Orientador(es): Pena, Iara Carneiro Tabosa
Assunto: Arte - estudo e ensino
Motivação na educação
Professores de arte
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 9-Jul-2013
Referência: SILVA, Elison de Matos. As dificuldades e a falta de interesse dos alunos nas aulas de artes na escola estadual de ensino fundamental II Instituto Santa Juliana em Sena Madureira - Acre. 2012. ix, 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: A presente pesquisa visa apresentar os problemas existentes no ensino da Arte na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Instituto Santa Juliana em Sena Madureira, um município pouco desenvolvido economicamente e socialmente, relatando e analisando o funcionamento da disciplina de Artes. O trabalho investigou as dificuldades enfrentadas no ensino da Arte, que vem desde a participação ativa do professor, a colaboração da escola, à falta de interesse dos alunos nas aulas de Artes. Mostrou-se que os principais fatores que levam os alunos da escola selecionada a essa falta de interesse pelas aulas de Artes são: a falta de formação, dedicação e responsabilidade dos professores, a falta de materiais didáticos, espaços apropriados para as aulas práticas, a falta de apoio da própria escola, e a "discriminação" da Arte como disciplina curricular. O trabalho procurou identificar as dificuldades e a falta de interesse dos alunos nas aulas de Artes, a partir do ponto de vista do professor da Escola Instituto Santa Juliana e também do ponto de vista de um professor formado em Artes Visuais, mas que não está em sala de aula atuando com a disciplina de Artes, mostrando a diferente maneira de pensar o ensino da Arte de ambos os professores. A partir do momento que Sena Madureira, tiver professores devidamente qualificados atuando na área de Artes, o processo de inclusão/interesse começará a acontecer. Serão apresentadas entrevistas realizadas na referida escola, onde é possível verificar se os dados obtidos condizem com a pesquisa proposta. Todos os dados levantados serão avaliados e apresentados de maneira crítica, visando sempre as possíveis soluções. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to present the problems existing in the teaching of Art at the State School of Basic Education II Institute in Santa Juliana Sena Madureira, a city economically and socially underdeveloped, reporting and analyzing the functioning of the discipline of Arts. The study investigated the difficulties in teaching the art that comes from the active participation of the teacher, the collaboration of school, lack of interest of students in the classes of Arts. It was shown that the main factors that lead students to the school selected this lack of interest in the Arts classes are: lack of training, dedication and responsibility of teachers, lack of teaching materials, spaces suitable for practical classes, the lack of support from the school, and "discrimination" Art as a curriculum subject. The study sought to identify the difficulties and lack of interest of students in the classes of Arts, from the point of view of the teacher of St. Juliana School Institute and also from the point of view of a teacher trained in visual arts, but not in room classroom working with the discipline of Arts, showing the different way of thinking about the teaching of art from both teachers. From the moment that Sena Madureira, have qualified teachers working in the field of Arts, the inclusion process / interest will begin to happen. Interviews will be presented at the school, where you can verify that the data obtained are consistent with the proposed research. All data collected will be evaluated and presented critically, always seeking possible solutions.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons