Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaRosangeladeAlmeidaAquino.pdf247,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O cotidiano do trabalho em Cruzeiro do Sul a partir da obra do pintor de murais Ary
Autor(es): Aquino, Maria Rosangela de Almeida
Orientador(es): Caetano, Alexandra Cristina Moreira
Assunto: Arte
Pintores - Acre
Cultura visual
Arte na educação
Data de apresentação: 17-Jul-2012
Data de publicação: 9-Jul-2013
Referência: AQUINO, Maria Rosangela de Almeida. O cotidiano do trabalho em Cruzeiro do Sul a partir da obra do pintor de murais Ary. 2012. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: A proposta deste trabalho é conhecer como é o cotidiano do trabalho em Cruzeiro do Sul a partir da pintura de murais do pintor Ary. Tal tema surge a partir da ideia histórica de que o homem busca através da arte, uma forma de expressão de suas emoções e de sua sobrevivência. Por meio da observação e da análise dos trabalhos de Ary, nossos educandos têm a oportunidade de conhecer como a arte pode auxiliar no modo de sobrevivência do homem amazônico. O estudo proposto faz, portanto, um enfoque na obra de um artista local que faz da arte seu modo de ser, de viver e de se expressar. Pelo trabalho, observam-se características tanto locais quanto globais na obra de Ary e Portinari, que representou o povo excluído do Brasil. A proposta desperta nos educandos o interesse em conhecer melhor a sua realidade e a realidade do meio em que está inserido. Desperta também a sensibilidade para com as obras de Portinari e sua relação com os murais e pinturas de Ary. Com o embasamento teórico, os educandos fundamentarão seus conceitos artísticos e estéticos, como também seus valores sociais e culturais e a relação destes com a cultura visual presentes nas obras observadas. Há, portanto, neste trabalho uma contextualização entre as obras e a cultura visual presente, com seus significados e seu papel frente ao processo ensino aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons