Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_OseiasAlmeidadeSouza.pdf15,75 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCardoso, Elisandra Gewehr-
dc.contributor.authorSouza, Oséias Almeida de-
dc.identifier.citationSOUZA, Oséias Almeida de. Análise dos recursos didáticos usados nas aulas de artes nas 5ª e 6ª séries da Escola Raimundo Magalhães e o reflexo no envolvimento dos alunos. 2012. 86 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho visa investigar a disponibilidade de materiais didáticos para o professor de arte ministrar suas aulas. Apresenta discussões sobre importantes temas que englobam o assunto e analisa quanto o material didático pode interferir no interesse e envolvimento dos alunos com as aulas de artes. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Raimundo Magalhães, nas séries 5ª e 6ª, por meio de visita à escola e aplicação de questionários aos alunos, ao professor e ao gestor. Os dados obtidos mostram grande deficiência no tocante à variedade, quantidade e qualidade dos materiais didáticos para a disciplina de artes. Mesmo com tal constatação percebeu-se um grande envolvimento e interesse dos alunos pela disciplina de Artes, sendo um dos principais fatores do interesse dos alunos pelas aulas de artes, a utilização de materiais didáticos nas aulas de artes. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the availability of teaching materials for the art teacher teach their classes. It features discussions on important topics that encompass the subject and analyze how the teaching material can interfere with the interest and involvement of students in arts classes. The research was conducted at the State School of Basic Education Raimundo Magalhães, in grades 5 th and 6 th through visit to the school and questionnaires to students, the teacher and the manager. The data obtained show great deficiency as regards variety, quantity and quality of instructional materials for arts discipline. Even with such a finding was noticed a great interest and involvement of students in the discipline of Arts, one of the main factors in the interest of the students arts classes, the use of instructional materials in arts classes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordPrática de ensino - arteen
dc.titleAnálise dos recursos didáticos usados nas aulas de artes nas 5ª e 6ª séries da Escola Raimundo Magalhães e o reflexo no envolvimento dos alunosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-08T14:51:55Z-
dc.date.available2013-07-08T14:51:55Z-
dc.date.issued2013-07-08T14:51:55Z-
dc.date.submitted2012-07-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5598-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoAlcântara, Patrícia Colmenero Moreira de-
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons