Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JosivanioDamascenodaSilva.pdf669,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inatividade física entre professores do município de Santana do Ipanema-AL : um estudo sobre possíveis implicações para a saúde
Autor(es): Silva, Josivanio Damasceno da
Orientador(es): Silva, Thiago Santos da
Assunto: Sedentarismo
Saúde e trabalho
Exercícios físicos
Professores - stress ocupacional
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: SILVA, Josivanio Damasceno da. Inatividade física entre professores do município de Santana do Ipanema-AL: um estudo sobre possíveis implicações para a saúde. 2012. 57 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: Esse trabalho consistiu numa investigação comportamental da vida dos docentes da Escola Municipal de Educação Básica Iracema Salgueiro Silva, da cidade de Santana do Ipanema, interior de Alagoas. Teve como objetivo, descobrir o que leva uma classe de pessoas esclarecidas a adotarem comportamentos sedentários. 75% desse docentes não fazem atividade física com frequência. Traz questionamentos sobre as possíveis implicações que um estilo de vida inapto, ou sedentário pode trazer para a saúde. Investigou-se através de questionário, entrevista, medição da massa corporal, da estatura, da cintura e do quadril, se os indivíduos já se encontram com algum problema de saúde que possa ser relacionado ou associado a inatividade física. Para tanto, foram calculados o IMC e o RCQ. Medidas essas que comprovaram que tal estilo compromete a saúde, pois ficou comprovado também, que o risco de desenvolver uma possível doença cardiovascular atinge 60% dos pesquisados, pois de acordo com uma escala de grau de risco que vai de moderado a muito alto, esses 60% apresentam-se com o grau muito alto. Aponta também que o contribui par a um estilo de vida sedentário não é a falta tempo. Isso porque, de acordo com esse trabalho, 80% do grupo dispõem de pelo menos os fins de semana como tempo disponível. O comportamento sedentário é um forte indicador de risco de desenvolver possíveis doenças coronarianas. O fato de ser esclarecido, ou possuir qualquer nível de graduação escolar, não é requisito para determinar se um indivíduo é ativo fisicamente ou não, ou tem uma qualidade de vida melhor, em relação as pessoas que não são graduadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons