Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CleiraMartysPintodeQueirozBatista.pdf601,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaetano, Alexandra Cristina Moreira-
dc.contributor.authorBatista, Cleira Martys Pinto de Queiroz-
dc.identifier.citationBATISTA, Cleira Martys Pinto de Queiroz. O ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos e as metodologias em sala de aula. 2012. 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso enfatiza a importância da Arte na formação do jovem e adulto bem como as práticas pedagógicas utilizadas na modalidade de ensino da EJA (8º ano do 2º segmento) da escola pública do Município Mestre Francisco, localizada na cidade de Peixe - Tocantins, a fim de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Há décadas, buscam-se métodos e práticas educativas adequadas à realidade cultural e ao nível de subjetividade dos jovens e adultos, no entanto, é com as atividades da disciplina de Arte que esta busca se encurta. A pesquisa perpassa a história e o parâmetro legal da Educação de Jovens e Adultos. Fundamenta-se com Freire (1981), Barbosa (2003), Arslan (2009), Duarte Junior (2008), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Proposta Curricular para a EJA/TO, Ferraz e Siqueira (2003) e ainda um olhar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Os resultados desse estudo apontam a disciplina de Arte como um elo entre as outras disciplinas do currículo e que é tão importante quanto as demais no que tange a sua contribuição ao aprendizado e formação do aluno, da mesma forma se deve pensar sobre as práticas pedagógicas, que de fato prendem a atenção dessa clientela em sala de aula. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua frente à disciplina de Arte nas classes da Educação de Jovens e Adultos, fazendo-os refletir sobre sua prática pedagógica e também sobre as reais contribuições da disciplina de Arte para/na formação de educandos cônscios de seu papel na sociedade. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work emphasizes the importance of art in the formation of young and adult as well as pedagogical practices used in the teaching mode of the EJA (8th grade 2nd segment) public school Master Francisco Municipality, located in the city of fish-Tocantins, in order to verify their suitability to the context of the students. For decades, seek out educational methods and practices appropriate to the cultural reality and the level of subjectivity of youth and adults, however, is with the activities of the art discipline that seeks to shorten. Research permeates the history and the legal parameter of adult and youth education. It rests with Freire (1981), Babu (2003), Arslan (2009), Duarte Junior (2008), in the law of Guidelines and Bases for national education in the Curricular Proposal for EJA/TO, Fernandez; Servin (2003) and even a glance at the art curriculum parameters. The results of this study indicate the discipline of art as a link between the other disciplines of the curriculum and that is just as important as the other in terms of their contribution to student learning, likewise one should think about pedagogical practices, which is in fact who holds the attention of this clientele in the classroom. Therefore, this study will contribute to a rethinking of the educator, who plays opposite art discipline in classes of adult and youth education, causing them to reflect on their teaching practice and also on the actual contributions of Art to/in formation of learners aware of their role in society.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordPrática de ensino - arteen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.titleO ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos e as metodologias em sala de aulaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-08T13:23:57Z-
dc.date.available2013-07-08T13:23:57Z-
dc.date.issued2013-07-08T13:23:57Z-
dc.date.submitted2012-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5587-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons