Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RenataPeixotodeCastroRodrigues.pdf4,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte/educação : a fotomontagem e a manipulação fotográfica digital como ferramenta pedagógica
Autor(es): Rodrigues, Renata Peixoto de Castro
Orientador(es): Guimarães, Marta Mencarini
Coorientador(es): Flesch, Letícia Decimo
Assunto: Arte e fotografia
Arte e tecnologia
Fotografia - técnicas digitais
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: RODRIGUES, Renata Peixoto de Castro. Arte/educação: a fotomontagem e a manipulação fotográfica digital como ferramenta pedagógica. 2012. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2012.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso desenvolve um estudo que aborda a arte digital através da fotografia e manipulação de imagem por softwares; pesquisa sobre linguagens artísticas e movimentos que de alguma forma contribuíram para a existência de expressões artísticas ligadas à tecnologia. As linguagens abordadas são a fotografia, colagem, assemblage, ready-made, performance, instalações midiáticas, arte interativa e arte digital; linguagens ligadas a tecnologia ou que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento artístico que levou ao momento atual da arte. Os movimentos citados foram o dadaísmo (1916), cubismo (1907), surrealismo (1920), pop art (1960) e arte visionária, abordando movimentos modernos e contemporâneos, que desataram as amarras artísticas e permitiram o surgimento de novas expressões.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons