Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariadeFátimadosSantosMarques.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A colagem nas artes visuais e suas possibilidades de ensino no cotidiano escolar
Autor(es): Marques, Maria de Fátima dos Santos
Orientador(es): Toledo, Maria Ester
Assunto: Arte na educação
Colagem
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: MARQUES, Maria de Fátima dos Santos. A colagem nas artes visuais e suas possibilidades de ensino no cotidiano escolar. 2012. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiânia-GO, 2012.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de incorporação da colagem nas aulas de arte do ensino fundamental. Identifica-se a relevância da técnica para a contextualização e realização de trabalhos artísticos que estimulem criativamente os estudantes a refletir sobre o emprego de diferentes materiais no fazer artístico. Reconhece-se na técnica da colagem uma aliada da arte-educadores na sala de aula através das possibilidades de contextualização que apresenta. De natureza aplicada, qualitativa, exploratória, bibliográfica e do ponto de vista dos procedimentos metodológicos envolve uma pesquisa de campo. Tem como problema de pesquisa: Como tem sido trabalhada a técnica de colagem as possibilidades de temáticas existentes no ensino. Para atingir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa de campo, com conversas e indagações com professores com formação em outras áreas, grupo gestor e alunos do sexto e sétimo ano de uma escola pública estadual de Goiânia. A partir dos dados coletados chegamos à conclusão de que a escola investigada trabalha a técnica de colagem ainda sem contextualização e algumas considerações sobre esse ensino foram traçadas na pesquisa. Um breve relato histórico da técnica foi apresentado para servir de referencia sobre as possibilidades dos usos de materiais diferentes na sala de aula, citando nomes de artistas renomados no Brasil e no exterior. Como produto, também se apresenta um plano de curso para os estudantes onde se podem avaliar os sucessos e desafios no ensino da arte da colagem na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons