Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5561
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DanielVazdeAquino.pdf387,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo do esporte na educação física escolar nas séries finais do ensino fundamental de Coromandel - MG
Autor(es): Aquino, Daniel Vaz de
Orientador(es): Pimentel, Fernanda Cruvinel
Assunto: Prática de ensino
Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: AQUINO, Daniel Vaz de. Um estudo do esporte na educação física escolar nas séries finais do ensino fundamental de Coromandel - MG. 2012. ix, 65 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Coromandel-MG, 2012.
Resumo: O presente trabalho consiste numa análise qualitativa do trato didático- metodológico que é dado ao esporte nas escolas municipais da cidade de Coromandel – MG. A proposta metodológica, iniciou-se com a fundamentação dos conceitos e posteriormente aplicação do estudo de caso para se avaliar a didática e metodologia dos docentes. Por fim apresentam-se as indagações e as análises dos resultados obtidos na pesquisa, onde se concluí a respeito do trato didático-metodológico em questão. A realização do trabalho deveu-se ao fato, do esporte ministrado em ambiente escolar aparentar não receber um trato pedagógico que o faça romper com visões fragmentadas, o que limita o esporte como fenômeno sócio-cultural e consequentemente, limita ainda suas possibilidades educacionais. No presente trabalho avaliou-se os métodos didático-pedagógicos de dois professores da rede municipal de ensino de Coromandel-MG, onde constatou-se limitações para com o trato do esporte, representando a necessidade de se tematizar o esporte da escola, contextualizado a realidade histórica,biopsicossocial e afetiva dos educandos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil - Pólo Coromandel-MG, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons