Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5560
Título: | O ensino de artes visuais por meio da metodologia de projetos : releitura das obras de Tarsila do Amaral no 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Martins, Monica Ferreira |
Orientador(es): | Toledo, Maria Ester |
Assunto: | Arte na educação Amaral, Tarsila do, 1886-1973 |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 4-Jul-2013 |
Referência: | MARTINS, Monica Ferreira. O ensino de artes visuais por meio da metodologia de projetos: releitura das obras de Tarsila do Amaral no 9º ano do ensino fundamental. 2012. 49 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cabeceiras-GO, 2012. |
Resumo: | O ensino de Arte no Brasil, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ganhou novos contextos de aplicação na realidade escolar. A partir de então o foco desta área de ensino foi o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, buscando no mundo das Artes – visuais, dança, música e teatro – elementos capazes de auxiliar na construção do pensamento crítico do aluno valorizando as especificidades locais. Sendo assim, este estudo tem como tema: O ensino de Artes Visuais por meio da metodologia de projetos: releitura das obras de Tarsila do Amaral no 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise teórica de autores diversos de publicações de artigos da internet e livros desta área do conhecimento, bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca da abordagem do ensino de artes visuais por meio de projetos. A partir da análise teórica, foi desenvolvido um projeto com alunos do 9º ano do ensino fundamental, que aconteceu no período de 12 a 28 de setembro do corrente ano em uma escola pública estadual da cidade de Cabeceiras-GO, configurando assim uma pesquisa participante. O trabalho foi desenvolvido com momentos teóricos de análise da vida e obra da artista, bem como da importância das Artes Visuais na construção da história da humanidade, para que em seguida os alunos realizem uma releitura das obras dos artistas configurando a aplicação teórico-prática do estudo. Os resultados evidenciam que quando há motivação os alunos são favorecidos na aprendizagem e na compreensão das Artes Visuais como um campo do saber humano que auxilia na aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons