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Título: Educação inclusiva : perspectivas de professores de uma escola de ensino médio de Ceilândia sobre a formação continuada
Outros títulos: Upbringing inclusive perspectives of teachers from a school teaching medium heat on the formation of Ceilandia continued
Autor(es): Ribeiro, Raianne Bernadete Pinho
Orientador(es): Oliveira, Flávia Mazitelli de
Assunto: Professores de educação especial - formação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Educação continuada
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: RIBEIRO, Raianne Bernadete Pinho. Educação inclusiva: perspectivas de professores de uma escola de ensino médio de Ceilândia sobre a formação continuada. 2013. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A inclusão escolar é aquela na qual todos - independente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou origem cultural – estão inseridos em escolas e salas de aulas provedoras, neste ambiente todas as necessidades dos alunos são satisfeitas, recebendo educação e frequentando aulas regulares por meio de oportunidades educacionais adequadas, porém ajustadas às suas habilidades e necessidades. A inclusão apresenta-se como uma proposta adequada para a comunidade escolar, mas para que este processo se torne possível é necessária uma maior estruturação das escolas e qualificação dos profissionais envolvidos, por meio de formação continuada, criação e implementação de recursos apropriados que visem facilitar a criação de condições mais favoráveis para uma educação inclusiva e o acesso de todos, buscando uma mudança na mentalidade dos envolvidos neste processo. Sendo assim, a formação continuada vem como uma proposta para ajudar a desenvolver melhores técnicas e práticas para o desempenho do profissional, capacitando-o a lidar com as diferentes demandas surgidas na prática profissional, inclusive com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Diante disso o objetivo desse estudo é analisar a percepção de professores de uma escola de Ceilândia acerca da formação continuada em educação inclusiva oferecida pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e como objetivos específicos identificar as maiores dificuldades desses profissionais no cotidiano e os recursos metodológicos utilizados em prática. Deste modo, os encaminhamentos metodológicos baseiam-se em um estudo de caso, em uma escola do ensino público, com abordagem quantiqualitativa e delineamento descritivo e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos demonstram que as maiores dificuldades encontradas pelos educadores no modelo de inclusão atual utilizado pela secretaria de educação do DF esta no grande número de alunos em sala, a falta de aparato fornecido na graduação e despreparo dos profissionais para lidar com os alunos com NEE. As dúvidas acerca dos problemas demonstra a falta interação com outras instituições ou profissionais que detém especialidades sobre o assunto e a necessidade de cursos ou formação continuada como forma de solução para a falta de preparo. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Embedding school is the one in which everyone-regardless of their talent, disability, origin socioeconomic or cultural background are inserted into school and classrooms, providers, this environment al students’ needs are satisfied, receiving education and attending regular classes through appropriate educational opportunities, but tailored to their needs and abilities. The Embedding presents itself as an appropriate proposal to the school community, but for this process to become possible it needs greater organization of schools and professionals involved, through continuous training, development and implementation of appropriate resources to facilitate the creation of more favorable conditions for inclusive education and access for all seeking a change in the mindset of those involved in this process. Therefore, continuing education comes as a proposal to help develop best practices and techniques for the professional performance, enabling him to cope with the different demands encountered in professional practice, including pupils with Special Educational Needs (SEN). Given that the objective of this study is to analyze the perceptions of teachers in a school Ceilândia about continuing education in inclusive education offered by the Education Department of the Federal District, and specific objectives identify the major difficulties in the daily lives of these professionals and methodological resources into practice. Thus, the methodological referrals based on a case study in a school of public education, with quant qualitative approach and descriptive design and as an instrument for data collection was used a semi-structured questionnaire. The results show that the greatest difficulties faced by educators in the current inclusion model used by the Department of Education of the Federal District in this large number of students in class,lack of apparatus provided in graduate and professional unprepared to deal with pupils with SEN. Doubts about the problems demonstrates the lack interaction with other institutions or professional who has expertise on the subject and the need for continuing education courses or as ways of solution to the lack of preparation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2013.
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