Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VanessaRochaPereira.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da contrarreferência como elemento para estruturação da Rede de Atenção ao Idoso : o papel das pactuações entre duas unidades de saúde do DF para este processo
Autor(es): Pereira, Vanessa Rocha
Orientador(es): Iturri de La Mata, José Antonio
Assunto: Idosos - saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Distrito Federal (DF) - saúde pública
Rede de Atenção à Saúde (RAS)
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: PEREIRA, Vanessa Rocha. A construção da contrarreferência como elemento para estruturação da Rede de Atenção ao Idoso: o papel das pactuações entre duas unidades de saúde do DF para este processo. 2013. 79 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2013.
Resumo: A estruturação do sistema de saúde em Redes de Atenção é um dos grandes instrumentos para suprir as grandes demandas da população idosa, decorrentes do envelhecimento populacional. Embora existam normatizações a cerca da estruturação, os processos de trabalho são complexos, demandando negociações e pactuações constantes para que a prescrição e objetivos da norma sejam alcançados. Desta forma, este trabalho objetivou descrever e analisar o processo de negociação institucional entre o Centro de Medicina do Idoso /Hospital Universitário de Brasília e o Hospital Regional de Ceilândia decorrido da intervenção das discentes de Saúde Coletiva, para mudança do sistema de contrarreferência entre as unidades, por meio da construção de um fluxo para este sistema. Para o alcance dos objetivos propostos a abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação, tendo como fonte de dados a revisão documental e observação direta intensiva, baseada na observação participante e entrevista. A apreciação dos dados permitiu visualizar o impacto das negociações e pactuações sobre o processo de trabalho e funcionamento das unidades, bem como as dificuldades que impedem a fluidez deste processo para que ele se torne constante e amplamente utilizado por todos os atores da rede.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons