Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCarolinaDosSantosPereira.pdf637,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trajetória de uso de drogas ilícitas entre pessoas que se encontram em tratamento em serviços especializados no Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Ana Carolina dos Santos
Orientador(es): Gallassi, Andrea Donatti
Assunto: Drogas - abuso - tratamento
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Data de apresentação: 25-Fev-2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: PEREIRA, Ana Carolina dos Santos. Trajetória de uso de drogas ilícitas entre pessoas que se encontram em tratamento em serviços especializados no Distrito Federal. 2013. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: INTRODUÇÃO: O consumo de drogas se manteve estável nos últimos 5 anos, porém de 3,4% a 6,6% da população mundial já fez uso de alguma substância ilícita pelo menos uma vez na vida, sendo a maconha a mais utilizada. O Brasil segue esta tendência mundial, no qual 3 milhões de brasileiros adultos já fizeram uso de maconha pelo menos uma vez na vida e este número é de 470mil entre os adolescentes. OBJETIVO GERAL: Analisar a trajetória de uso de drogas ilícitas entre as pessoas que se encontram em tratamento nos CAPS AD do Distrito Federal. METODOLOGIA: É um estudo transversal, descritivo e exploratório realizado nos CAPS AD de Santa Maria e Sobradinho, com uma amostra de 80 usuários, sendo 40 de cada serviço. Foram entrevistadas pessoas que faziam acompanhamento nestes serviços, que tinham mais de 18 anos e estavam em tratamento pelo uso de alguma droga ilícita. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário baseado no instrumento ASSIST. RESULTADOS: A maioria dos usuários teve contato com a primeira substância ilícita entre os 11 e 15 anos, na companhia de amigos e na rua, sendo o principal motivador a curiosidade. A droga mais citada como primeira droga ilícita usada foi a maconha.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons