Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RenataHonoratodosSantos.pdf546,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do programa de atividade física do Conviver nos níveis de obesidade dos idosos participantes
Autor(es): Santos, Renata Honorato dos
Orientador(es): Ferreira Júnior, João Batista
Assunto: Exercícios físicos para idosos
Obesidade
Envelhecimento
Sedentarismo
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: SANTOS, Renata Honorato dos. Efeito do programa de atividade física do Conviver nos níveis de obesidade dos idosos participantes. 2012. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Coromandel-MG, 2012.
Resumo: Introdução: A obesidade atualmente é considerada um problema de saúde pública mundial e com o envelhecimento da população começamos a nos preocupar com o aparecimento deste fenômeno na população idosa e suas conseqüências. Sabemos que os idosos praticantes de atividades físicas regular tendem a reduzir o peso corporal e com isso o seu Índice de massa Corporal (IMC), prevenindo-se de enfermidades, principalmente as ligadas à obesidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo é comparar o IMC de idosos praticantes e não praticantes de atividade Física do Projeto Conviver da cidade de Coromandel. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo no qual forão avaliados um total de 40 idosos que foi divididos em 2 grupos: 1) 20 idosos ativos que participam de atividade física, 2) 20 idosos inativos que não participam de atividade física. Os voluntários foram pesados em uma balança modelo antropométrica Caumaq 102 PL, e sua altura foi avaliada utilizando-se uma fita métrica. Para o cálculo do IMC foi utilizado o peso (kg), o qual foi dividido pela altura (m) ao quadrado. Além disso, foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAC). Resultados: No Grupo de idosos não praticantes de atividades físicas do Projeto Conviver a média de idade foi de 75,6 anos (65-89), no grupo de idosos praticantes de atividade física a média idade foi de 69,7 anos (65-83). Em relação ao peso e altura, no Grupo de idosos não praticantes de atividades físicas do Projeto Conviver o peso médio foi de 79,9kg (66-102kg) e a altura foi de 1,65m (1,56-1,78m). No Grupo de idosos praticantes de atividade física o peso médio foi de 61kg (48-69kg) e a altura foi de 1,63m (1,52-1,76m). Quanto ao IMC, observou-se no grupo constituído de idosos que não praticam atividade física do Projeto Conviver a média foi superior (29,1 kg/m²) ao apresentado pelo grupo de idosos que praticam atividade física do Projeto Conviver (22,3 kg/m2). Em relação ao RCQ os idosos não praticantes de atividades físicas do Projeto Conviver apresentaram uma média de 85,6 cm enquanto que o outro grupo apresentou uma média de 62,5 cm. Conclusão: Os dados apresentados sugerem que prática de atividade física do Projeto Conviver leva a menores n‟iveis de IMC e RCQ.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Coromandel-MG, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons