Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoaoBatistaFerreiraRamos.pdf246,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física na 1º fase do ensino fundamental do município de Paraíso do Tocantins
Autor(es): Ramos, João Batista Ferreira
Orientador(es): Carneiro, Fernando Henrique Silva
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: RAMOS, João Batista Ferreira. Educação física na 1º fase do ensino fundamental do município de Paraíso do Tocantins. 2012. 51 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: A Educação Física escolar traz implícita em si perante os anos varias tendências e concepções que nortearam suas praticas pedagógicas. Na Lei LDB 9394/96, Traz em si a obrigatoriedade da aplicação da disciplina em todas as fases de ensino, sendo que a mesma deve ser adaptada a cada fase de estudo. O PCN por sua vez trás implícito em si conteúdos que servem como norte a pratica pedagógica do professor em cada uma dessas fases. Com isso este estudo tem como fundamentos analisar a importância da Educação Física nas escolas municipais de Paraíso do Tocantins, buscando Identificar a importância da Educação Física na primeira fase do Ensino Fundamental; Perceber como a Educação Física é percebida na Secretaria Municipal de Educação; Analisar como escolas de Ensino Fundamental vêem a Educação Física, sabendo que nessa fase de estudo os alunos estão passando por um completo processo de desenvolvimento físico, mental e social. O trabalho foi realizado através de um estudo de caso de forma descritiva buscando analisar os conteúdos elencados nos documentos que regem a educação municipal entre eles Referencial Curricular, PPP e Plano de Aula dos Professores, além de contar ainda com um processo de realização de entrevistas com os profissionais responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem entre eles Secretaria de Educação Municipal, Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores. Com os resultados do trabalho realizado foi possível constatar que a forma como a Educação Física é aplicada nas escolas municipais de Paraíso do Tocantins esta longe de ser considerada ideal, pois o que foi visto são professores totalmente despreparados como questões ligadas a disciplina, devido serem todos formados em pedagogia em não terem visto nada relacionado à disciplina em seus anos de estudo. Além é claro de não haver no município nenhum suporte técnico para tais profissionais, nem mesmo formação continuada que englobe os conteúdos da disciplina de Educação Física. Pudemos observar ainda um total descaso com a disciplina no que tange os documentos que a regem sendo que os mesmo em sua maioria das vezes são totalmente ignorados pelos responsáveis pelo processo de ensino, embora vejam a necessidade de uma melhor elaboração e aplicação da disciplina.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.