Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaAdrianaPinhodoNascimento.pdf383,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaetano, Alexandra Cristina Moreira-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Adriana Pinho do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Adriana Pinho do. O estudo da cultura indígena Puyanawa no contexto escolar da Escola Cunha de Vasconcelos na modalidade EJA. 2012. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.en
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de uma atividade em arte/educação a partir do uso de elementos das manifestações artísticas da cultura indígena puyanawa na Escola Cunha Vasconcelos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Rodrigues Alves. Durante a disciplina de Estágio surgiu o interesse de se trabalhar essa temática pelo fato de querer divulgar a diversidade cultural dos povos indígenas, em especial, dessa tribo, por habitar nas proximidades do município e conviver constantemente com a população local. As artes de modo geral compreendem as diversas formas de manifestações culturais que compõem a sociedade. Ela está no dia a dia das pessoas, presente na criatividade envolvida em qualquer trabalho que se faça, seja de caráter artístico ou não. A escola tem papel importante para o reconhecimento e fortalecimento das multiculturas, por isso devem adequar seus currículos para atender a essas diversidades culturais fundamentais para o enriquecimento da própria cultura local. Quanto mais se valoriza a cultura regional, mais se aprende sobre a riqueza dessa região presente em cada um de seus habitantes, seja aluno, professor e as instituições como um todo. Assim, pelo conhecimento da arte de outra cultura, pretende-se que o aluno entenda melhor os seus valores e seu modo de ser e pensar, pois o respeito às diversidades é o que faz um povo ser democrático e que acata a liberdade de expressão em suas variadas formas de comunicação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordÍndios - vida e costumes sociaisen
dc.subject.keywordMulticulturalismoen
dc.subject.keywordCultura indígenaen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.titleO estudo da cultura indígena Puyanawa no contexto escolar da Escola Cunha de Vasconcelos na modalidade EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-03T13:40:43Z-
dc.date.available2013-07-03T13:40:43Z-
dc.date.issued2013-07-03T13:40:43Z-
dc.date.submitted2012-07-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5540-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons