Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RafaelVanigleDeoclecio.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Níveis de aptidão física relacionados à saúde em escolares : os níveis de aptidão física relacionados à saúde dos alunos do ensino fundamental
Autor(es): Deoclecio, Rafael Vanigle
Assunto: Aptidão física - testes
Aptidão física em crianças
Aptidão física em jovens
Saúde
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: DEOCLECIO, Rafael Vanigle. Níveis de aptidão física relacionados à saúde em escolares: os níveis de aptidão física relacionados à saúde dos alunos do ensino fundamental. 2012. viii, 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraiso-GO, 2012.
Resumo: O avanço do ‘mundo tecnológico’, está, dia após dia, fazendo com que o homem moderno realize, cada vez menos, atividades físicas tanto na escola como em casa. Diante disso, o presente trabalho buscou avaliar, por meio de estudo teórico e aplicação de testes segundo o PROESP-BR, os componentes de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) dos estudantes do ensino fundamental da escola, particular, Sagrados Corações, que está localizada em Alto Paraíso de Goiás. Na aplicação dos testes, participaram 20 alunos, 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com a faixa etária de 14 anos de idade, ambos os sexos. Foram aplicados os testes de composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade e resistência abdominal, segundo os dados do PROESP-BR (2012), por meio de uma ficha de avaliação. Destacamos como resultado que os testes referentes ao índice de massa corporal (IMC) e os de aptidão cardiorrespiratória (corrida de 6 minutos) foram satisfatórios, pois estão dentre do nível saudável conforme o PROESP-BR. Já o teste de flexibilidade apresentou variação entre os participantes do gênero masculino e feminino, assim como o teste de resistência muscular. Por fim, indica-se para os futuros pesquisadores, que avaliem os níveis de aptidão física relacionada à saúde dos estudantes de outras instituições escolares do município de Alto Paraíso de Goiás.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ensino a Distância, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física - Pólo Alto Paraiso-GO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons