Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_WashingtonRobertodaSilva.pdf615,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro pedagógico do jogo na EJA
Autor(es): Silva, Washington Roberto da
Orientador(es): Reis, André Luiz Teixeira
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Atividades lúdicas
Educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: SILVA, Washington Roberto da. O teatro pedagógico do jogo na EJA. 2012. 57 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo abordar os procedimentos que buscam a socialização do educando da EJA através da prática esportiva na aula de educação física, os conteúdos abordados e as metodologias aplicadas, a fim de compreender e discutir qual é o sentido de valores que podem ser apropriados pelo educando da EJA por meio das aulas de educação física. A partir da apresentação de duas suposições do processo de socialização – imposta ou construída – pude averiguar quais conteúdos e metodologias praticadas têm mais influências e colaboram para permeia e encontrar um equilíbrio entre indivíduo e sociedade e descrever aspecto sociais a partir do esporte e de atividades lúdicas. Além disso, foi expressa muita discussão epistemológica da educação física referente às críticas sobre o embate entre o esporte educativo em oposição ao esporte de rendimento. Diante de todas essas informações, aborda um estudo de caso na Escola Estadual Professora Joanita de Melo, a partir de três focos de pesquisa – a instituição, os educandos e o professor de EDF das turmas da EJA – para verificar possíveis harmonias e desarmonias, frente a uma proposta pedagógica que sempre se dispõe a adotar um esporte educativo para socializar jovens e adultos, através do acesso à cultura corporal de movimento (jogos e brincadeiras lúdicas).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons