Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LorenadosSantosPinto.pdf545,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física no ensino médio : desinteresse ou problema metodológico?
Autor(es): Pinto, Lorena dos Santos
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação física (Ensino médio)
Motivação na educação
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: PINTO, Lorena dos Santos. Educação física no ensino médio: desinteresse ou problema metodológico? 2012. vii, 37 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2012.
Resumo: No âmbito educacional o interesse e participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física é assunto discutido por diversos autores, mais ainda carente de análise. Na tentativa de acrescentar a este debate este trabalho buscou verificar quais conteúdos preestabelecidos nos PCNs de educação física, são de interesses dos alunos do Ensino Médio da escola Educandário Humberto de Campos, Alto Paraíso de Goiás. Para tal foi aplicado questionário com diversos conteúdos preestabelecidos nos PCNs de educação física, nos quais 21 alunos realizaram seu preenchimento. Os resultados obtidos demonstraram a tendência a quatro conteúdos: dança, treinamento esportivo, natação e esportes de aventura. Todos os conteúdos com relevância numérica foram discutidos com suas respectivas justificativas, apresentada pelos alunos, e ressaltada por diversos autores para sua inserção nas aulas de educação física. As considerações finais contribuem para ressaltar a necessidade da transformação, não restritamente teórica, mais também prática, cujo agente principal é o professor, ressaltando a importância de inserir conteúdos diversos ao conteúdo programático, e modificar a metodologia utilizada pelos profissionais no âmbito escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Alto Paraíso de Goiás-GO, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons