Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoséMarcosdaSilva.pdf501,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar : perspectiva e importância nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, José Marcos da
Orientador(es): Carneiro, Fernando Henrique Silva
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: SILVA, José Marcos da. Educação física escolar: perspectiva e importância nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 74 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: Ao realizar o Estágio Supervisionado, pude vivenciar práticas e ao mesmo tempo observar há pouca valorização nas aulas de Educação Física escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentro deste contexto busquei realizar este trabalho de pesquisa com intuito de identificar a importância dada às aulas de Educação Física pela secretária municipal de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores, da rede municipal de ensino do município de Senador Rui Palmeira - AL. Propondo neste sentido promover uma análise e um debate teórico sobre a Educação Física. Nos iniciais do Ensino Fundamental. Buscando dessa forma, perceber como os professores de Educação Física veem a Educação Física no âmbito escolar. Dentro deste contexto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos na pesquisa, a fim de compreender a temática abordada. Logo após foi realizado análise de conteúdos, a partir dos dados coletas nas entrevistas com os sujeitos. No entanto a partir deste apontamento efetuado nesta pesquisa, busca-se levar a comunidade escolar a compreender que as aulas de Educação Física escolar podem contribuir de forma considerável na formação de alunos críticos e emancipados. Por tanto a identidade do ensino da Educação Física escolar foi, sem dúvida alguma, o impulso maior para a elaboração deste trabalho, que, como podemos ver, diz respeito não apenas as aulas de Educação Física, mas sim analisar quais seus verdadeiros objetivos e importância no âmbito escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Alto Santana do Ipanema-AL, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons