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Título: Desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais em uma escola pública de Lagamar dos Coqueiros
Autor(es): Cruz, Valdirene Silva da
Orientador(es): Copetti, Giano Luis
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: CRUZ, Valdirene Silva da. Desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais em uma escola pública de Lagamar dos Coqueiros. 2012. xi, 80 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Coromandel-MG, 2012.
Resumo: O presente estudo se caracteriza como um estudo de caso e está relacionado na linha de educação física e escola, procurando responder à problemática: De que forma a educação física escolar tem contribuído para o desenvolvimento motor de crianças de 6 e 7 anos, na Escola Estadual “São Geraldo”, no Distrito de Lagamar dos Coqueiros?. O trabalho contou com uma amostra de 19 crianças (15,8 % - masculino e 84,2% - masculino e feminino) do 1º ano do ensino fundamental. Para avaliar o desenvolvimento motor foi utilizada a bateria de teste KTK (Kiphard e Schiling, 1974). De acordo com os dados obtidos a amostra comprova que nenhum aluno se classifica em Pertubação na Coordenação ou Insuficiência na Coordenação, apenas em Coordenação Alta (5,3%), Coordenação Boa (42,1%) e Coordenação Normal (52,6%). Assim através dos resultados percebe-se que o nível mais alto de coordenação está relacionado ao sexo e não à idade. As observações feitas durante o processo de estudo me fez constatar que as crianças participam efetivamente das aulas de Educação Física, o que contribui para o aumento da coordenação motora e uma ótima posição de desenvolvimento motor. É preciso que haja investimentos nesta área, em prol de melhorias na prática de educação física; cabe ao poder público visualizar a realidade e implantar projetos que proporcionem a vivência motora para estas crianças. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is characterized as a case study and is listed in online physical education and school, seeking to respond to the problem: How does physical education has contributed to motor development of children between 6 and 7 years, in the Escola Estadual “São Geraldo” in the District of Lagamar dos Coqueiros'. The work involved a sample of 19 children (15.8% - 84.2% and male - male and female) in the 1st year of elementary school. To assess motor development was used to test battery KTK (Kiphard and Schilling, 1974). According to data obtained from the sample proves that no student qualifies for the Coordination disturbance or failure in Coordination, Coordination only High (5.3%), Good Coordination (42.1%) and Coordination Normal (52.6% ). Thus, by the results it can be seen that the highest level of coordination is related to sex and age. The observations made during the study made me see that children participate effectively in physical education classes, which contributes to the increase in motor coordination and a great position of motor development. There needs to be investment in this area, towards improvements in the practice of physical education rests with the government view reality and implement projects that provide the driving experience for these children.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Coromandel, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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