Referência: | COSTA, Evanio Lopes da. Esporte e indisciplina escolar: um estudo sobre jovens/adolescentes da Escola José Lopes Sobrinho no município de Major Isidoro/AL. 2012. ix, 36, [9] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012. |
Resumo: | O presente estudo faz uma abordagem sobre o problema da indisciplina escolar, que a muito permeia o cenário escolar. Especificadamente, procurou refletir essa questão na Escola Municipal José Lopes Sobrinho, localizada no município de Major Isidoro no agreste alagoano. Buscou-se identificar se a escola apresentava problema de indisciplina, e assim, analisar como o corpo docente via esse problema. Frente a esta problemática, pretendeu-se enfocar a questão dos esportes, e como estes por meio das aulas de Educação Física poderiam atuar de forma positiva na solução ou minimização desse problema na escola estudada. Para isso, como referencial metodológico, o estudo de caso de caráter qualitativo foi o método escolhido para o delineamento desse estudo. A pesquisa foi realizada durante o mês d outubro de 2012, e participaram do estudo dezoito alunos do 9º ano do ensino fundamental e cinco professores do quadro docente. O método de escolha para coleta dos dados foi o questionário com perguntas distribuídas em lista livre e semi-estruturada, e para análise utilizou-se o método de porcentagem relativa e absoluta, além da transcrição na integra dos dados. Os resultados apontaram que na Escola Municipal José Lopes Sobrinho, a indisciplina escolar é um dos principais problemas encontrados pelo corpo docente. Todavia, quando abordados sobre atividades relativas ao esporte os dados positivos sugerem quase uma unanimidade em ansiarem por propostas pedagógicas que instituam tais modalidades no cotidiano escolar. Conclui-se que o esporte é uma das melhores alternativas hoje instituídas em várias modalidades de ensino por ser um fenômeno social de grande relevância, haja vista que revela um mundo de possibilidades refletidas nos benefícios de quem os pratica. Os professores e alunos mostraram-se intensamente interessados neste contexto, contudo, deixaram claro que não se processa com a devida frequência. Portanto, sobrepõe-se aqui a intenção de instigar uma nova reflexão por parte do corpo docente da Escola Municipal José Lopes Sobrinho, com vista a repensarem novas possibilidades pedagógicas, adequando elementos ou condutas que manifestem o desejo de participação, interação, harmonia, e fundamentalmente disciplina nesses discentes. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study is an approach to the problem of school indiscipline, that permeates the very school setting. Specifically, sought to reflect this issue at the Municipal School Nephew Joseph Lopes, located in the municipality of Major Isidoro in rural Alagoas. We sought to identify whether the school had problem of indiscipline, and thus analyze how the faculty saw this problem. Faced with this problem, we sought to address the issue of sports, and as these through physical education classes could act positively in resolving or minimizing this problem at the school. For this, the methodological framework, the case study of a qualitative method was chosen for the design of this study. The survey was conducted during the month d October 2012, participated in the study and eighteen students in 9th grade of elementary school teachers and five teaching staff. The method of choice for data collection was a questionnaire with questions distributed free list and semi-structured, and analysis used the percentage method relative and absolute, beyond the full transcription of data. The results showed that the Municipal School Nephew Joseph Lopes, indiscipline school is one of the main problems encountered by faculty. However, when approached about activities related to sport positive data suggest a consensus on who yearn for pedagogical institute such arrangements in everyday school life. We conclude that the sport is one of the best alternatives in today introduced several teaching modalities to be a social phenomenon of great relevance, given that reveals a world of possibilities reflected in the benefits of those who practice them. Teachers and students were intensely interested in this context, however, made it clear that is not processed with appropriate frequency. So here overlaps the intention of instigating a new reflection on the part of the faculty of the School Municipal José Lopes Sobrinho, in order to rethink new pedagogical possibilities, adapting elements or behaviors that manifest the desire for participation, interaction, harmony, and fundamentally discipline these students. |