Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunoBauerBorgesdaCosta.pdf861,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Níveis de aptidão física relacionada à saúde de escolares entre 10 a 13 anos de idade da escola Sagrado Corações, Alto Paraíso-GO
Autor(es): Costa, Bruno Bauer Borges da
Orientador(es): Silva, Michel Santos
Assunto: Exercícios físicos para crianças
Saúde escolar
Aptidão física em jovens
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: COSTA, Bruno Bauer Borges da. Níveis de aptidão física relacionada à saúde de escolares entre 10 a 13 anos de idade da escola Sagrado Corações, Alto Paraíso-GO. 2012. iv, 41 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2012.
Resumo: Com as facilidades da vida moderna os jovens e as crianças estão se locomovendo cada vez menos, a falta de atividade física está sendo associada a uma grande probabilidade de desenvolver doenças hipocinéticas. O presente estudo teve como objetivo analisar os níveis de aptidão física relacionada à saúde de escolares de 11 a 13 anos, de acordo com características como sexo e idade aos critérios propostos pelo (PROESP-BR). Os alunos estavam regularmente matriculados na escola particular Sagrados Corações, localizada no Município de Alto Paraíso de Goiás. Participaram do estudo um total de 20 alunos, sendo 10 meninos e 10 meninas. Todos com idades variando entre 11 a 13 anos. No cálculo do IMC, foi constatado que (100%) dos voluntários do sexo masculino estão dentro dos padrões normais do IMC juntamente com (80%) dos voluntários do sexo feminino, ficando somente (20%) dos voluntários do sexo feminino classificado como obesas, assim esse grupo demonstra certa tendência em desenvolver a obesidade e suas complicações de acordo com os referenciais estabelecidos pelo (PROESP-BR). Já referente aos testes realizados podemos concluir que de acordo com a literatura existente e o referencial (PROESP-BR) cerca de (90%) dos voluntários estão dentro dos padrões de aptidão física relacionado à saúde, podendo ter um comprometimento mínimo em relação saúde e doenças causadas pela falta de aptidão física relacionada à saúde. Ficando somente (10%) dos voluntários e todos do sexo feminino, com baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde, podendo estar associados a fatores de risco para doenças hipocinéticas, segundo o (PROESP-BR). Conclui-se que é de grande importância a prática regular de atividade física para a manutenção dos níveis ideais de aptidão física, podendo colaborar para a prevenção, manutenção e até o tratamento das doenças hipocinéticas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Alto Paraíso-GO, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons