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Título: A importância da educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Cristiane Silva
Orientador(es): Copetti, Giano Luis
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: OLIVEIRA, Cristiane Silva. A importância da educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. x, 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Coromandel-MG, 2012.
Resumo: O estudo realizado trata-se de um estudo de caso onde o alvo do trabalho realizado foi no Colégio Ômega COC no Município de Coromandel, na mesma foi escolhida para amostra os alunos da turma do 1º,2º e 3º ano do ensino fundamental, do sexo masculino e feminino que se encontra em uma faixa etária de 06, 07 a 09 anos de idade. Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento motor dessas crianças, foi utilizado à bateria de testes KTK. Com os dados obtidos se pode concluir que grandes partes dessas crianças se encontram em um nível normal de desenvolvimento motor, outras ainda apresentam perturbação na coordenação motora, importante destacar que foi detectado que as crianças do sexo masculino em sua maioria principalmente as mais velhas, apresentam classificação motora inferior, enquanto que as mais novas, apresentam melhor coordenação motora, fica então comprovado pós esses testes que devido aos hábitos motores dessas crianças muitas vezes sedentários isso vem acarretando a elas um declínio no desempenho motor. Cabe ao poder público e as escolas fomentar idéias de projetos educativos que tragam a essas a oportunidade de vivências motoras na escola, pois é também uma função da mesma a Educação Física, e esta prática quando bem alicerçada poderá permanecer durante toda a vida do indivíduo. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study this is a case study where the aim of the work done was in College Omega Coc in the city of Coromandel, the same was chosen to sample the students in the 1st, 2nd and 3rd year of primary education, gender male and female who is in an age group of 06, 07 to 09 years old. Aiming to evaluate the motor development of these children, we used the battery of tests KTK. With the data obtained it can be concluded that large parts of these children are at a normal level of motor development, others still have motor coordination disorder, important to note that it was detected that the male children mostly especially older ones, have lower motor classification, while the younger, have better motor coordination, powder is then proven that these tests due to motor habits of these children often sedentary it comes to them causing a decline in motor performance. It is up to the government and schools to foster ideas of educational projects that bring these experiences the opportunity to motor in school, it is also a function of the same physical education, and when this practice may well grounded endures throughout the life of the individual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil - Pólo Coromandel MG, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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