Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FlavioJoseSoares.pdf548,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de aptidão física de jovens participantes do projeto da Escolinha de Futebol do Coromandel Esporte Clube do município de Coromandel / MG
Autor(es): Soares, Flávio José
Orientador(es): Ferreira Júnior, João Batista
Assunto: Exercícios físicos para crianças
Aptidão física em jovens
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: SOARES, Flávio José. Nível de aptidão física de jovens participantes do projeto da Escolinha de Futebol do Coromandel Esporte Clube do município de Coromandel/MG. 2012. vi, 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Coromandel-MG, 2012.
Resumo: Nos dias atuais, pode-se dizer que as Escolinhas de Futebol é uma realidade crescente, aparecendo como uma maneira alternativa de esporte para crianças, adolescente e jovem. Portanto, parece razoável se fazer um estudo do ponto de vista da aptidão física para mensurar a real influência na vida de alunos participantes destes projetos. Assim, o presente estudo avaliou oito (08) alunos participantes de uma Escolinha de Futebol e oito (08) alunos não participantes de projetos de esporte que estudam em uma escola da rede estadual da cidade, ambos os grupos compreendidos dentro da faixa etária de 12 a 14 anos de idade, e do sexo masculino. Foi aplicado o questionário do IPAQ, versão curta, a fim de avaliar e comparar o nível de atividade física dos voluntários; sendo observado que os alunos participantes da Escolinha de Futebol são 100% muito ativos, enquanto que os alunos não participantes são 50% muito ativos, 25% ativos e 25% irregularmente ativos. Foi medido o IMC, a RCQ, a flexibilidade através do teste de sentar e alcançar adaptado, a agilidade através do teste de Shuttle Run, a força muscular abdominal através do Teste de força-resistência (abdominal) (Proesp). Apresentaram diferenças significativas entre as variáveis os grupos as seguintes variáveis: RCQ, a qual foi menor no grupo de alunos participantes de Escolinha de Futebol; a agilidade, a qual foi maior no grupo de alunos participantes de Escolinha de Futebol; e a força muscular abdominal, onde as crianças participantes de Escolinha de Futebol mostraram maior força abdominal em relação ao grupo de alunos não participantes de projetos de esporte. Acredita-se que o nível de atividade física realizado pelos alunos participantes de Escolinha de Futebol tenha influenciado no resultado das variáveis analisadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons