Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AliceRodriguesdosSantos.pdf262,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Margarete Zambeli da-
dc.contributor.authorSantos, Alice Rodrigues dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Alice Rodrigues dos. A resistência do ensino da dança na escola. 2012. 37 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso-GO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO presente estudo justifica-se pela necessidade de analisar sobre o papel da Educação Física na vida das pessoas e a interferência de ações diferenciadas na vida do aluno, em especial as atividades rítmicas. O problema de pesquisa foi: Porque existe resistência em abordar a dança nas aulas de Educação Física no Colégio João Bertolli1 em Formosa-GO? Compreendendo que estas ações devem ser partes definidas para a educação básica, no contexto das leis educacionais existentes, o objetivo geral para a realização d estudo foi compreender o motivo pelo qual existe resistência em abordar a dança nas aulas de Educação Física na escola. Os objetivos específicos foram analisar a implementação das políticas públicas na educação atual como reflexo na prática pedagógica na escola; realizar uma contextualização histórica da dança; analisar a importância da dança nas aulas de educação física para promoção do desenvolvimento social e crítico do aluno; identificar os principais pontos de resistência na inserção da dança como estratégia de ensino nas aulas de educação física. A metodologia utilizada a pesquisa teórico-empírica e foi realizada com professores do Colégio João Bertolli em Formosa-GO. A escolha para observar o professor de uma escola pública se deu a partir de reflexões realizadas sobre a resistência da utilização da dança como estratégia de ensino na educação nas aulas de educação física. Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada, com questões abertas, que foi respondida pelo professor da escola. Diante dos dados coletados e analisados conclui-se que a dança é vista como uma atividade física de grande importância, porém, há pouco embasamento curricular que promova a inserção da dança como estratégia de ensino nas aulas de educação física.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDança na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordProfessores de educação física - formaçãoen
dc.titleA resistência do ensino da dança na escolaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-01T12:39:27Z-
dc.date.available2013-07-01T12:39:27Z-
dc.date.issued2013-07-01T12:39:27Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5485-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons