Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Margarete Zambeli da | - |
dc.contributor.author | Santos, Alice Rodrigues dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alice Rodrigues dos. A resistência do ensino da dança na escola. 2012. 37 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso-GO, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo justifica-se pela necessidade de analisar sobre o papel da Educação Física na vida das pessoas e a interferência de ações diferenciadas na vida do aluno, em especial as atividades rítmicas. O problema de pesquisa foi: Porque existe resistência em abordar a dança nas aulas de Educação Física no Colégio João Bertolli1 em Formosa-GO? Compreendendo que estas ações devem ser partes definidas para a educação básica, no contexto das leis educacionais existentes, o objetivo geral para a realização d estudo foi compreender o motivo pelo qual existe resistência em abordar a dança nas aulas de Educação Física na escola. Os objetivos específicos foram analisar a implementação das políticas públicas na educação atual como reflexo na prática pedagógica na escola; realizar uma contextualização histórica da dança; analisar a importância da dança nas aulas de educação física para promoção do desenvolvimento social e crítico do aluno; identificar os principais pontos de resistência na inserção da dança como estratégia de ensino nas aulas de educação física. A metodologia utilizada a pesquisa teórico-empírica e foi realizada com professores do Colégio João Bertolli em Formosa-GO. A escolha para observar o professor de uma escola pública se deu a partir de reflexões realizadas sobre a resistência da utilização da dança como estratégia de ensino na educação nas aulas de educação física. Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada, com questões abertas, que foi respondida pelo professor da escola. Diante dos dados coletados e analisados conclui-se que a dança é vista como uma atividade física de grande importância, porém, há pouco embasamento curricular que promova a inserção da dança como estratégia de ensino nas aulas de educação física. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Dança na educação | en |
dc.subject.keyword | Educação física | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação física - formação | en |
dc.title | A resistência do ensino da dança na escola | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-01T12:39:27Z | - |
dc.date.available | 2013-07-01T12:39:27Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-01T12:39:27Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5485 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|