Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JulianaLocatelliOliveira.pdf314,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: "Educação física em uma escola pública barretense e suas abordagens"
Autor(es): Oliveira, Juliana Locatelli
Orientador(es): Rosso, Silvana
Assunto: Educação física (Ensino médio)
Motivação na educação
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: OLIVEIRA, Juliana Locatelli. "Educação física em uma escola pública barretense e suas abordagens". 2012. v, 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: O presente trabalho buscou compreender quais os motivos para a falta de interesse dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física, bem como, quais são as abordagens que levam esses alunos a participar mais dessas aulas. Nesse sentido, buscou-se fazer uma pesquisa de campo com a finalidade de compreender qual a abordagem utilizada por dois professores de uma escola pública da cidade de Barretos, quais os conteúdos mais utilizados pelos docentes e quais os interesses dos alunos da instituição. Como metodologia, foi adotado o estudo de caso, utilizando técnicas como: entrevista, questionários e observação do contexto específico (aulas de Educação Física). Através desta pesquisa foi possível constatar que as aulas dos professores pesquisados tinham como foco o conteúdo esportivo de alto rendimento, método de ensino tradicionalista e excludente Constatou-se também que os alunos não se interessam por aulas repetitivas, descontextualizadas, sem abertura para diálogo, sem compromisso ou objetivo. Por fim, foi possível identificar quais as abordagens que poderiam obter um melhor resultado na Educação Física com o Ensino Médio e ficou constatado que as vertentes: Construtivista-interacionista; Crítico-Superadora e Sistêmica, por valorizarem a criticidade, a sequenciação de atividades e a vivência de uma variedade de conteúdos, favoreceriam a participação desses jovens.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Pólo Barretos-SP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons