Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Soares, José Manoel Montanha da Silveira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ivani Beserra | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ivani Beserra. Educação física adaptada a estudantes com necessidades educativas especiais. 2012. 67 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil - Pólo Alto Paraíso - GO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma reflexão acerca da Educação Física Especial no ensino público regular, levando os profissionais da área a repensarem a EF como uma prática inclusiva. Para isso, procurei demonstrar que apesar da existência de legislação própria que trata do assunto, a EF ainda continua sendo conduzida de forma competitiva, excludente e seletiva para os Portadores de Necessidades Especiais matriculados na rede pública de ensino. Em contrapartida relata que, para desenvolver uma educação inclusiva e significativa, é necessária uma mudança de atitude nos segmentos que compõem a escola, principalmente do professor, que se mostra despreparado para atuar neste segmento sem comprometer o processo pedagógico em questão. Busquei entender a maneira como é entendida a educação destes sujeitos e a estruturação das práticas educativas cotidianas de uma escola regular visando o pleno atendimento de pessoas com necessidades especiais que permeiam o mesmo ambiente. Adiante relatamos as dificuldades encontradas pelo corpo docente para adequar os elementos didático/pedagógicos utilizados para o acompanhamento de tais alunos. Constatei que apesar do ambiente acolhedor da escola e do interesse e ações do corpo docente as atividades realizadas junto aos alunos são intervenções pedagógicas pouco inclusivas, proporcionado uma baixa integração dos PNE na realidade escolar. Vale ressaltar também que a valorização e formação dos professores será fundamental para alterar esse quadro preocupante. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação física para deficientes | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Educação física adaptada a estudantes com necessidades educativas especiais | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-28T14:26:29Z | - |
dc.date.available | 2013-06-28T14:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-28T14:26:29Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5472 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|