Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5457
| Título: | A importância da dança nas aulas de educação física na escola |
| Autor(es): | Lisboa, Gilvan da Silva |
| Orientador(es): | Silva, Margarete Zambeli da |
| Assunto: | Dança na educação Educação física |
| Data de apresentação: | 2012 |
| Data de publicação: | 28-Jun-2013 |
| Referência: | LISBOA, Gilvan da Silva. A importância da dança nas aulas de educação física na escola. 2012. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012. |
| Resumo: | O presente estudo realizado traz, com base referencial teórico, à realidade da dança nas aulas de Educação Física na escola e a importância que ela tem exercido no currículo escolar. Por meio de investigação cabal buscou-se conhecer quais os objetivos das danças apresentadas na escola e como a dança está sendo trabalhada como conteúdo nessas aulas. Foi realizado um estudo em autores que já estudaram o tema a dança e por meio entrevista estruturada e debate com grupo focal pode-se obter resultados desejados da pesquisa realizada. Por meio de busca concluiu-se que a dança vem sendo trabalhada para ser realizadas apresentações na escola em festividades comemorativas, mas como conteúdo só é trabalhado em sala de aula, assuntos pertinentes ao que diz respeito à dança como ritmo, movimentos e passos onde são utiliza vídeos de diferentes tipos de ritmos alem de pesquisas feitas pelos alunos sobre a dança como cultura popular antes de realizar a prática com dança em sala de aula. De acordo com os dados colhidos percebe-se que o trabalho com a dança está sendo realizado conteúdo nas aulas teóricas para que os alunos possam compreender os diferentes ritmos e é trabalha também a dança, voltada para as festividades na escola. A conclusão deste estudo foi que mesmo que a dança está sendo trabalhada, mas ainda é preciso que aja um avanço neste sentido e que possa ser implantado este tema nos conteúdos escolares como os demais conteúdos. |
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons