Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_WalériaAraújoTeixeira.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Margarete Zambeli da-
dc.contributor.authorTeixeira, Waléria Araújo-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Waléria Araújo. Brincadeira é coisa séria: o olhar de pais e professores sobre a importância do brincar na educação infantil. 2012. viii, 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractA presente pesquisa procura compreender como os pais e os professores veem o brincar na Educação Infantil, bem como observar como este conteúdo está presente em sala de aula. Ou seja, descobrir se os professores e os pais só veem o brincar como uma forma de diversão para as crianças, como uma estratégia pedagógica utilizada apenas para ensinar as disciplinas da alfabetização, ou como algo essencial ao desenvolvimento do indivíduo enquanto criança e descobridor do mundo e do seu próprio eu. Para responder estas indagações e alcançar os objetivos propostos no presente trabalho se fez necessário à análise das respostas obtidas na aplicação dos questionários para os pais e professores, bem como as observações não participantes realizadas numa escola da rede privada de ensino do município de Santana do Ipanema – AL. Mediante a pesquisa de campo constatouse que há por parte das professoras e dos pais de alunos daquela instituição, certo conhecimento sobre a importância do brincar na educação infantil, porém em contrapartida percebe-se que na maioria das vezes a educação infantil torna-se um obstáculo ao direito de brincar, ou seja, em sua maioria as atividades desenvolvidas pelas crianças se limitam a leitura, a escrita e a matemática. Fazendo-se necessário investir na conscientização dos pais e da sociedade em geral quanto à valorização do brincar, além da formação continuada do educador visto que este é o grande mediador entre o conhecimento e o seu aluno.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.titleBrincadeira é coisa séria : o olhar de pais e professores sobre a importância do brincar na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-28T12:06:09Z-
dc.date.available2013-06-28T12:06:09Z-
dc.date.issued2013-06-28T12:06:09Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5451-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons