Título: | Conexões entre etnomatemática e educação do campo : um estudo no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia |
Autor(es): | Silva, Jaci Pereira da |
Orientador(es): | Maciel, Susanne Tainá Ramalho |
Assunto: | Etnomatemática Educação do campo Matemática - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 11-Mar-2013 |
Data de publicação: | 28-Jun-2013 |
Referência: | SILVA, Jaci Pereira da. Conexões entre etnomatemática e educação do campo: um estudo no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia. 2013. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | Este estudo busca descrever e refletir sobre o potencial dos Complexos de Estudo no processo de ensino e aprendizagem de matemática ensinada no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia, também apresenta a possibilidade de integrar o programa etnomatemática ao ensino, tendo em vista que este programa almeja trabalhar a matemática de forma contextualizada. O objetivo principal é criar condições para que os estudantes sejam sujeitos críticos capazes de intervir na realidade, ou seja, tenham consciência de que são produtores de conhecimento. Para avaliação da utilização do programa, utilizaram-se os Complexos de Estudo, visando interligar os conteúdos com a vida. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, onde a compreensão dos saberes matemáticos locais foi obtida através de entrevista com moradores desse assentamento, e de observação das práticas de trabalho no decorrer das oficinas de produção de rapadura e farinha. Para fundamentação teórica buscou-se suporte nos autores que discutem e conceituam etnomatemática e educação do campo. |
Abstract: | This study attempts to describe and reflect on the potential of Complexes Study in the teaching and learning of mathematics taught in the State College Settlement Virgilândia also presents the possibility of integrating the program ethnomathematics teaching, considering that this program aims to work the matematics in context. The main objective is to create conditions for students to be critical subjects capable of intervening in reality, in other words, they are aware that they are producers of knowledge. To evaluate the use of the program, we used the Complexes study, aiming to link the content with life. This research is qualitative, where local understanding of mathematical knowledge was obtained through interviews with residents of this settlement, and observation of working practices during the workshops to produce brown sugar and flour. For theoretical sought to support the authors who discuss and conceptualize Ethnomathematics and Rural Education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática Educação do Campo - Ciências da Natureza
|