Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5443
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JorgeRamosNunes.pdf386,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro-educação com ênfase no jogo teatral
Autor(es): Nunes, Jorge Ramos
Orientador(es): Ayres, Amanda Aguiar
Garcia, Silvia Beatriz Paes
Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Teatro na educação
Professores de arte - formação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: NUNES, Jorge Ramos. Teatro-educação com ênfase no jogo teatral. 2012. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Sabe-se que o teatro é tão antigo quanto à humanidade e desde tempos remotos é utilizado com finalidades educativas. E, atualmente é uma atividade obrigatória na educação básica brasileira, e conforme observado o mesmo não tem recebido o devido valor e importância. Nestas circunstâncias, esta pesquisa terá como foco o Teatro Educação com ênfase no jogo teatral, que fará breve abordagem do teatro desde a antiguidade aos dias atuais, finalizando nas leis brasileiras, bem como na formação de profissionais da pedagogia teatral. No seu primeiro capítulo apresenta-se sua definição e o início de seu percurso na educação. Em seguida, mostra o teatro como ação educativa, onde o jogo na sala de aula é um elemento importante para apropriação do conhecimento. Buscou-se conhecer o enfoque dado ao jogo na pedagogia teatral, como também na formação e valorização do professor de teatro. Finaliza-se assinalando que os jogos teatrais no ambiente escolar configuram-se como um excelente exercício para o aprendizado. E, para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que a partir de então observou-se que o teatro na escola é um elemento de grande relevância e que precisa ser usado com responsabilidade e com objetivos bem definidos e de fácil compreensão, pois o teatro deve ir além de meras apresentações em datas cívicas. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It is known that the theater is as old as mankind since ancient times and is used with educational purposes. And today is a mandatory activity in Brazilian basic education, and as noted it has not received its due value and importance. In these circumstances, this research will focus on the Theatre Education with an emphasis on the theatrical play, which will soon approach the theater from antiquity to the present day, ending in Brazilian laws, and the training of professionals in theater pedagogy. In his first chapter presents the definition and the beginning of her career in education. It then shows the theater as an educative action, where the game in the classroom is an important element in knowledge acquisition. We tried to know the focus given to the game in theater pedagogy, but also in the formation and development of the drama teacher. It ends up pointing out that theater games in the school environment is characterized as an excellent exercise for learning. And to that end, we conducted a literature search, which from then on it was observed that the school theater is an element of great importance and must be used responsibly and with clear goals and easy to understand, because the theater must go beyond mere dates civic presentations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons