Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DaniloEijiFernandesShimabuko.pdf297,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O efeito de conflitos armados no preço de ações brasileiras : um estudo de eventos
Autor(es): Shimabuko, Danilo Eiji Fernandes
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Guerra - aspectos econômicos
Bolsa de valores
Economia
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: SHIMABUKO, Danilo Eiji Fernandes. O efeito de conflitos armados no preço de ações brasileiras: um estudo de eventos. 2013. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho pesquisou sobre o efeito de conflitos armados em ações da bolsa de valores brasileira por meio de um Estudo de Eventos. Trabalhos analisados demonstram que conflitos armados afetam a economia de países europeus e dos Estados Unidos, mas não foram encontrados estudos sobre o efeito na economia brasileira. Este trabalho buscou identificar, dentro do atual contexto econômico globalizado, onde as economias estão mais sensíveis a ocorrências em outros países, o impacto desse evento sistêmico na economia nacional. O objetivo foi identificar se os conflitos armados resultavam em retornos anormais para duas das principais ações da BM&FBovespa. Os resultados demonstraram que os conflitos analisados resultaram em impactos nos retornos das ações da Petrobras e da Vale. Dependendo das características do conflito o mercado irá reagir de maneira positiva ou negativa a ocorrência desses conflitos. Para o Administrador, a medição de relações entre a variável conflito armado e a variação dos preços das ações brasileiras ajuda a entender as variáveis que influenciam no comportamento do mercado de ações, proporcionando a oportunidade de traçar estratégias de investimentos para se antecipar a eventuais perdas ou alcançar ganhos acima da média.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons