Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasWolffEdreira.pdf788,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estímulos à criatividade e desempenho individual : percepções de funcionários do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Autor(es): Edreira, Lucas Wolff
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Trabalho - desempenho
Servidores públicos
Criatividade no trabalho
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: EDREIRA, Lucas Wolff. Estímulos à criatividade e desempenho individual: percepções de funcionários do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. 2013. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A literatura sobre criatividade nas organizações aponta que o ambiente de trabalho favorável à criatividade influencia positivamente o desempenho dos funcionários bem como favorece a implantação de inovações e mudanças organizacionais. Assim, no atual contexto de mudança organizacional por qual passa o Poder Judiciário, a criatividade dos servidores parece assumir relevância, porquanto pode contribuir para a geração de inovações que auxiliem a melhoria da qualidade do serviço jurisdicional. Entretanto, em levantamento bibliográfico realizado não foram encontrados artigos que abordem a relação entre estímulos à criatividade e desempenho individual no âmbito do Poder Judiciário. Nesse contexto, a presente pesquisa, de natureza quantitativa e correlacional, tem como objetivo identificar a relação entre estímulos e barreiras à criatividade e desempenho individual no trabalho a partir de percepções de servidores efetivo e em cargo em comissão de um órgão da Justiça do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). Para tanto, foram aplicados dois instrumentos validados em outros contextos organizacionais, um instrumento para medir a percepção dos servidores a respeito da existência de estímulos e barreiras à criatividade, denominado Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho (ICCAT), e uma escala de autoavaliação do desempenho, os quais foram respondidos por uma amostra N=145. Os resultados demonstram que os servidores do TRT-10 percebem mais a presença de estímulos do que de barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. No entanto, percebem que a estrutura organizacional, o excesso de formalismo e de regras prejudicam a expressão da criatividade dos servidores. A partir da análise estatística de regressão múltipla, verificou-se que cinco variáveis de estímulo à criatividade predizem desempenho individual. Dentre estas, as variáveis que mais explicaram a variância de desempenho individual foram a variável que mede se as atividades desempenhadas exigem a busca por novos conhecimentos e novas soluções de trabalho, denominada atividades desafiantes, e a variável que mede a percepção em relação à existência de ações e estratégias organizacionais em apoio a ideias novas. Assim, o estudo corrobora a hipótese de pesquisa, a qual afirma que os servidores do TRT-10 que percebem estímulos à criatividade em seu ambiente de trabalho tendem a avaliar seu próprio desempenho como satisfatório.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons