Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ArturAlbuquerqueAguiar.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os indicadores da análise técnica e o índice Bovespa : avaliação de estratégias de investimento
Autor(es): Aguiar, Artur Albuquerque
Orientador(es): Daher, Cecílio Elias
Assunto: Indicadores econômicos
Mercado financeiro
Mercado de capitais
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 21-Mar-2013
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: AGUIAR, Artur Albuquerque. Os indicadores da análise técnica e o índice Bovespa: avaliação de estratégias de investimento. 2013. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A disseminação do uso de técnicas para gerar retornos cresce cada vez mais no mundo. A disseminação dos conceitos e do amplo da Análise Técnica levou a pesquisa sobre a eficácia de indicadores e se eles realmente são capazes de garantir algum ganho. Para testar se é possível a obtenção de retornos anormais através da utilização dessa técnica, utilizou-se uma cesta de ativos, composta por 5 ações, Petrobrás, Usiminas, Vale, Natura e Companhia Siderúrgica Nacional, e, dentro de um período de 5 anos, de 2007 a 2011, procurou-se verificar se estes ativos conseguiram trazer um retorno e uma rentabilidade maior que a do Ibovespa. Para se testar retornos anormais, foi utilizado o Alfa de Jensen, e modelos de regressão para atestar a capacidade preditiva dos Indicadores. No final, houve um ganho no que tange a rentabilidade, porém, estatisticamente nenhum ativo apresentou um excesso de retorno significativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons